Person in a gray sweater makes ASL signs toward the camera, with both hands visible in the frame.
*
Soccer team in green-and-white striped jerseys lined up on a field with dogs on leashes in front of them.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
Home » Notícias » Diário » Obra da nova residência de estudantes corta trânsito na Rua do Gonçalinho, em Viseu

Obra da nova residência de estudantes corta trânsito na Rua do Gonçalinho, em Viseu

Corte da Rua do Gonçalinho vai prolongar-se durante a realização da obra. Empreitada já foi consignada e conta com um investimento de três milhões de euros

16.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
16.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

A Rua do Gonçalinho, em Viseu, vai estar cortada ao trânsito por causa das obras da nova residência de estudante prevista para aquela artéria do centro histórico.

A empreitada, consignada no início deste ano, incide na requalificação de três edifícios e na sua transformação em alojamento estudantil com capacidade para 52 alunos e 28 quartos. O investimento ronda os três milhões de euros e é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A obra tem um prazo de execução de 483 dias (mais de um ano). Agora, numa nota a dar conta do corte de trânsito na Rua do Gonçalinho, a Câmara de Viseu sublinha que está previsto que “a obra esteja concluída no prazo estabelecido para este projeto/empreitada”.

“Esta interdição poderá ser concluída mais cedo, caso o desenvolvimento da obra assim o permita e as condições de segurança estejam asseguradas, possibilitando o retomar da normal circulação”, acrescenta a autarquia.

Na consignação da obra em janeiro, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, salientou que a nova residência iria “oferecer habitação condigna a uma classe que tem ajudado, e de que forma, no desenvolvimento de Viseu”.

O autarca disse ainda que a obra terá acompanhamento arqueológico, já que o edifício se encontra inserido na área afeta ao património arqueológico. Nesse sentido, pediu que os arqueólogos façam “o seu trabalho a tempo” para que “não seja impeditivo” do cumprimento dos prazos.

O alojamento estudantil vai resultar da requalificação de três edifícios e vai ser composto por 28 quartos. A residência será ainda equipada com duas cozinhas, duas salas de refeições, duas salas de convívio, sala de estudo, biblioteca e lavandaria.

Já o administrador da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Viseu Novo, Jorge Martins, destacou a importância deste alojamento e de outros investimentos para atrair e fixar jovens no centro histórico da cidade. “Esperamos que seja um rastilho para que os privados sigam as nossas pisadas”, sublinhou.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar