No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara Municipal de Tondela vai inaugurar este domingo (17 de dezembro) as obras de requalificação e ampliação do cemitério municipal. A empreitada teve um investimento de 507 mil euros, valor suportado na totalidade pela autarquia. A cerimónia de inauguração acontece pelas 14h30.
A infraestrutura passa agora a ter uma área de 8.942 metros quadrados, praticamente o dobro do espaço que existia anteriormente. Segundo refere o município em comunicado, o alargamento do cemitério surge da necessidade de aumentar a capacidade, que se encontrava esgotada. A obra, sustenta a autarquia, era “há muito reclamada pelos habitantes de Tondela”.
“As obras incluíram também a criação de novas formas de sepultamento. O cemitério tem agora lugar para mais 308 sepulturas, 116 ossários, 102 columbários e oito jazigos. Além da ampliação, foram igualmente executados trabalhos de reabilitação do cemitério, nomeadamente da capela, que beneficiou de uma intervenção no interior e exterior. As casas de banho foram transformadas num edifício de apoio aos funcionários municipais, tendo sido ainda edificadas novas instalações sanitárias. Os espaços verdes e os passeios também foram intervencionados, assim como os muros delimitadores”, acrescentou o município.
Além das obras de ampliação e requalificação, a empreitada incluiu ainda a criação de um Jardim da Memória. “Uma zona exterior ajardinada destinada à colocação de urnas com as cinzas dos entes queridos e onde os familiares poderão prestar homenagem aos mesmos. Esta nova área poderá albergar até 120 urnas”, frisou.
As obras de requalificação e ampliação do Cemitério Municipal de Tondela iniciaram-se a 1 de março e decorreram durante 270 dias.