Weathered stone chapel with arched doorway and red-tiled roof, in a sunny courtyard.
Panel discussion at a charity/event inside a fire station, with a red fire truck behind and banners on the table centerpiece.
Viseu 2001 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Obras de conservação na Sé de Viseu até agosto, antes de terminar prazo do PRR

Obras de conservação na Sé de Viseu até agosto, antes de terminar prazo do PRR

A intervenção representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros

 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
06.03.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
06.03.26
Fotografia: Jornal do Centro
Public safety poster featuring a man in a plaid shirt; text reads 'A PREVENÇÃO COMEÇA EM SI. SAIBA COMO SE PROTEGER DOS INCÊNDIOS' with logos at the bottom.
pub
 Obras de conservação na Sé de Viseu até agosto, antes de terminar prazo do PRR

As obras de conservação e restauro na Sé de Viseu arrancaram no final de fevereiro e deverão estar concluídas em agosto, integrando o quarto pacote de intervenção de um programa global de reabilitação iniciado em 2012, anunciou a Diocese.

A intervenção representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros e tem como principal objetivo preservar e valorizar o património histórico e artístico da catedral, abrangendo trabalhos em azulejaria, madeira, pedra e elementos metálicos.

No âmbito da empreitada, serão intervencionados os painéis de azulejo do Claustro Superior e Inferior, do corredor de acesso à Sacristia, da Capela de São João Baptista, da sala do Cabido, onde funciona o Museu de Arte Sacra, da Torre Sul, da Sala Capitular e da loja do museu.

Os trabalhos incluem também várias intervenções em estruturas de madeira, nomeadamente no pavimento da Capela-Mor, em diversos retábulos, no cadeiral do Coro-Baixo, no portão da Capela Tércia, nos bancos do Claustro Inferior e em nove esculturas de vulto. A empreitada abrange ainda o suporte dos cabeçotes dos sinos da Torre do Relógio, a porta principal de acesso à igreja e vários vãos exteriores em madeira maciça.

Está igualmente prevista a conservação do catavento da Sé, bem como de gradeamentos, guardas, portões, rufos e caleiras. Elementos em pedra, presentes em capelas e retábulos, serão alvo de intervenção, tal como diversos pavimentos, incluindo o Passeio dos Cónegos. Os trabalhos contemplam ainda a recuperação de vários vãos exteriores em vidro.

Antes do arranque da obra, realizou-se uma reunião de coordenação preparatória na Casa Episcopal de Viseu. O encontro contou com a presença do bispo de Viseu, D. António Luciano, de Fátima Eusébio, responsável pelos Bens Culturais da Diocese e pelo Tesouro da Catedral — Museu de Arte Sacra —, e do cónego Manuel Matos, pároco da Sé.

Participaram ainda três técnicos do Património Cultural, IP, bem como representantes das empresas adjudicatárias das intervenções: a Vermelho Cinábrio, responsável pela empreitada de conservação e restauro, e a Frechal, encarregue da componente de arquitetura e reparações.

No âmbito da fiscalização dos trabalhos estiveram também presentes representantes da FuturEngipoint, que acompanhará a componente de arquitetura e reparações, e da Tabique Engenharia Lda., responsável pela fiscalização da empreitada de conservação e restauro.

Durante a reunião foram analisadas várias questões logísticas, nomeadamente a instalação dos estaleiros e a articulação da obra com o calendário das celebrações litúrgicas da catedral, bem como com o período de encerramento do Museu de Arte Sacra.

No final de 2025, o Património Cultural teve de lançar dois concursos (o anterior que envolvia toda a intervenção tinha ficado deserto) para reparação e restauro da e na Sé de Viseu, envolvendo o total de mais de 1,2 milhão de euros (ME).

Um destinou-se à arquitetura e outras reparações, em mais de 700 mil euros; enquanto que o outro concurso, de quase meio milhão de euros, destina-se à conservação e restauro de bens degradados, como retábulos, painéis de azulejo, uma série de esculturas e os bancos dos claustro”.

Tratam-se de investimentos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com prazos a cumprir e que estão a terminar.

 Obras de conservação na Sé de Viseu até agosto, antes de terminar prazo do PRR
pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Notícias relacionadas

Procurar