No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Igreja da Santa Cruz no Vimieiro, no concelho de Santa Comba Dão, vai sofrer obras no valor de 70 mil euros.
O projeto inclui a requalificação do adro e da área envolvente. Ontem (28 de julho) foi assinado o contrato de financiamento da empreitada, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel.
A obra será apoiada pela Direção Geral das Autarquias Locais, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Segundo o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, o socialista Leonel Gouveia, a Igreja da Santa Cruz tem o único adro do concelho que não é calcetado.
O autarca diz que um dos objetivos da obra passa por revitalizar a tradicional Festa das Cruzes, “uma das tradições mais icónicas do nosso concelho e que foi perdendo alguma pujança”.
Leonel Gouveia adianta que a própria Igreja de Santa Cruz também será intervencionada. No exterior, será criado um parque de merendas, bem como alguns espaços verdes e de lazer “onde as pessoas se poderão sentar e ter uma mesa para comer a merenda”.
“Vamos fazer o arranjo dos exteriores criando condições para que, no futuro, possamos ter o espaço mais belo e celebrar com dignidade a Festa da Santa Cruz”, explica.
A obra será financiada a 50 por cento pela Direção-Geral das Autarquias Locais, enquanto o restante valor será suportado “por contributos da Fábrica da Igreja e da população”.