No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O concelho de Oliveira de Frades tem agora um Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação. O documento, que foi apresentado publicamente ontem (27 de outubro), vai ser implementado até 2025.
O plano foi desenvolvido no âmbito do projeto +Igual Viseu Dão Lafões desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal, em colaboração com os 14 municípios que integram a região.
O projeto visa promover a igualdade e não discriminação em todo o território, “contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, assente nos valores da solidariedade e da coesão social”.
“Este plano vai ser um princípio, antes foi feito um diagnóstico para perceber a realidade do município. O plano tem um conjunto de atividades que vamos desenvolver ao longo dos próximos anos”, afirmou a vereadora Elisa Oliveira, salientando que o município, em conjunto com vários parceiros, vai desenvolver várias ações “para dar um sinal de uma sociedade mais justa e inclusiva”.
“Este é o compromisso do município para com a igualdade. É uma nova etapa de política pública para erradicarmos as desigualdades e podermos ser um exemplo e irmos mudando aos poucos e poucos a sociedade”, acrescentou.
O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Oliveira de Frades vai estar no terreno nos próximos três anos, estando aberto a vários contributos.
“É um plano aberto, sujeito a alterações e a contributos das diversas entidades que estão envolvidas no processo, e são muitas, desde a comunidade escolar, as coletividades até ao município. Todos nós devemos dar um contributo. É um plano aberto que envolve várias entidades e que se vai desenvolver até 2025 para alterarmos a realidade que é hoje”, concluiu José Lima, vice-presidente da Câmara Municipal.