No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Resende
Resende deu início às comemorações com a exposição “Ecos dos 25 anos de Abril na Imprensa Local” que pode ser vista na Biblioteca Municipal. No 21, no Jardim 25 de Abril, às 15h00, haverá atividades didáticas: “A brincar também aprendo: à descoberta do 25 de abril”. No dia 24 cantam-se as “Vozes da Liberdade”. O Grupo Coral de Resende e representantes das freguesias do Concelho de Resende enchem a vila de músicas em memória da Revolução, no auditório Municipal de Resende. Para 25 de Abril está prevista a exibição do documentário “Recordar abril” no Museu Municipal de Resende às 16h00. No dia seguinte terminam as celebrações com um concerto “Celebrar Abril” que conta com a presença da Academia de Música do Município de Resende e representantes das Freguesias do Concelho de Resende.
Cinfães
Cinfães terá por todo o mês espetáculos, desfiles, concertos e peças de teatro em homenagem às celebrações dos 50 anos de Liberdade. A fadista Helena Sarmente vai subir ao palco que dará início às homenagens. A biblioteca municipal terá a partir de dia 10, uma exposição “Biblioteca em Liberdade”. As escolas e algumas associações irão participar em diversas atividades para todo o tipo de idades. No dia 25 de abril, as comemorações iniciam-se às 10h30 com um torneio da liberdade. As festividades vão até dia 9 de junho e encerram com uma peça de teatro “Ir a Salto” no auditório municipal de Cinfães.
Penalva do Castelo
A exposição “25 de abril de 1974” está na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo até dia 10 de maio. Lúcia Morgado marca presença no dia de abertura da exposição, 22 de abril, para a apresentação do seu livro “Celebrar Abril Sempre”. A Eira- Associação Multidisciplinar e a Escola Primária de Luzinde apresentam no dia 25 de Abril um documentário e uma conversa à volta da efeméride.
Lamego
Capitão de Abril, o coronel Delgado Fonseca estará presente na intervenção “abril na 1º Pessoa e na Géneses da sua Construção de Abril”, no dia 13 de abril. Será apresentado o livro “Lamego na Construção de Abril” que conta com a presença do Pedro Nuno A. Mendes, presidente da Associação Operações Especiais
Vouzela
Vouzela arrancou com as celebrações no dia 7 de abril com o hastear da bandeira, almoço e concerto organizado pela sociedade musical vouzelense, que celebra também, 152 anos de existência. A autarquia organiza também o festival da canção “Em tons de abril” que terá lugar no cineteatro João Ribeiro, este sábado, 13 de abril. No teatro João Ribeiro passa o espetáculo “abril em Coimbra”, um espetáculo solidário que tem o custo de entrada de 10 euros, que irá reverter a favor da Associação de Solidariedade Social de Lafões. No dia 21 de abril haverá uma missa em honra dos combatentes do ultramar, com um almoço de convívio organizado pela associação de Paredes Velhas. No dia 22, no Museu Municipal, “Encontro com a Minha História”, às 21h00, uma sessão com a presença do Capitão de abril.
Mangualde
Mangualde comemora as celebrações dos 50 anos de liberdade até 28 de abril. Iniciou com uma exposição fotográfica de Veloso Amaral “No coração da revolução” na Biblioteca Municipal, local onde Lúcia Morgado também estará presente, no dia 13, para apresentar o seu livro “Celebrar abril, Sempre!”. A iniciativa “Somos LIVROS, Somos LIVRES, Somos LIVROS de voar” terá workshops musicais, ateliers diversos com vários contos ao longo dos dias de abril, caminhadas literárias (inscrição obrigatória), conversas que remota a importância dos livros e uma assembleia municipal de jovens. No dia 25 haverá o içar da bandeira com a participação dos Bombeiros Voluntários de Mangualde e a entrega das chaves da cidade a várias personalidades. Os dias seguintes enchem-se de músicas alusivas a esta festividade, exposições e palestras.