No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A organização sem fins lucrativos Teach for Portugal está a recrutar mentores pedagógicos na região Viseu Dão Lafões. O anúncio foi feito por esta entidade que quer implementar um programa “com escala global” visando apoiar alunos de comunidades mais vulneráveis.
O objetivo é contratar 75 mentores para o próximo ano letivo num projeto que pretende contribuir para a educação de mais de 27 mil alunos e para um país “mais equitativo”. Viseu Dão Lafões integra a última fase deste processo de recrutamento.
A Teach For Portugal diz que quer contratar “pessoas com compromisso cívico e com potencial de liderança para atuar em escolas de contextos desfavorecidos, impulsionando os resultados académicos e competências socioemocionais dos alunos”.
Só entre 2022 e 2023, a organização diz que “acelerou a redução” das negativas em 51 por cento dos alunos acompanhados, em comparação com turmas dos mesmos contextos sem esta colaboração.
“Trata-se de um programa formativo, com caráter profissional e, por isso, remunerado e com contrato de trabalho durante dois anos letivos”, realça a entidade em comunicado, acrescentando que o seu compromisso é criar “um movimento de líderes excecionais que, após concluírem o programa com duração de dois anos, reconheçam de forma clara o seu papel na mudança significativa da educação e de outros desafios sociais que Portugal enfrenta”.
Os mentores terão por isso a oportunidade de trabalharem “em estreita colaboração” com professores e comunidades escolares, “desenvolvendo competências de liderança e contribuindo para a construção de um sistema educacional mais equitativo”.
Os mentores terão formação regular durante os dois anos de programa e acompanhamento regular de tutores pedagógicos e de desenvolvimento de liderança, bem como orientadores de carreira.
Durante o programa, existe também a oportunidade de os mentores realizarem um “jobshadowing” de um mês numa organização externa à Teach for Portugal, para “beberem conhecimentos de outras práticas e de outras áreas subjacentes à educação”.
As candidaturas estão abertas até 31 de março no site da organização, sendo que quem quer ser mentor terá que concluir licenciatura até setembro deste ano e ter compromisso para trabalhar com o projeto durante os dois anos do programa.
A Teach for Portugal está presente de norte a sul em 48 das escolas mais desfavorecidas do país.