A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O mês de outubro chega com a previsão de chuva esta terça-feira (dia 1) na região de Viseu, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fala em “mês menos chuvoso que o habitual”. Segundo os meteorologistas, no mês de outubro vão registar-se cerca de cinco a dez milímetros abaixo do normal, em especial no litoral Norte e Centro.
Hoje, Viseu pode contar com 20 graus de máxima e 12º de mínima. Além dos aguaceiros, também estão previstos períodos de céu muito nublado. Viseu é um dos concelhos do distrito com a temperatura mais ‘fresca’ do dia, com Castro Daire, Sátão e Vila Nova de Paiva.
Tabuaço chega hoje aos 25º de máxima e Armamar os 24º. Já Mortágua e São João da Pesqueira registam 23º.
Os concelhos de Carregal do Sal, Lamego, Moimenta da Beira, Nelas, Resende, São Pedro do Sul, Tarouca, Tondela e Vouzela marcam 22 graus no mercúrio.
Cinfães, Mangualde, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Comba Dão e Sernancelhe têm 21º previstos.
As mínimas oscilam entre os 10º (Penalva do Castelo, Penedono e Vila Nova de Paiva) e os 15º (Mortágua).
Amanhã, quarta-feira (dia 2), a chuva continua em Viseu, que regista uma nova descida da máxima para os 19 graus. Por outro lado, a mínima sobe para os 16º.
O tempo só volta a melhorar na quinta-feira (dia 3), com períodos de céu nublado e limpo a partir da tarde.
O IPMA prevê que este outubro seja menos chuvoso do que a média habitual (cerca de cinco a dez milímetros abaixo do normal), em especial no litoral Norte e Centro.
O instituto prevê ainda que a temperatura média fique acima do normal para esta altura do ano em todo o país. No continente, a temperatura média deverá ser entre 0,25º e 1º mais quente em outubro e novembro e cai para um intervalo de 0,25º a 0,5º em dezembro.