No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
José Pacheco Pereira vai estar no próximo dia 17 de novembro em Viseu para fazer duas palestras, uma na Escola Secundária Alves Martins (ESAM) e outra no Instituto Politécnico (IPV).
A iniciativa vem no seguimento do protocolo assinado há dois anos entre o IPV e a Associação Cultural Ephemera, que tem um ponto de recolha em Viseu e que é dinamizado por um grupo de voluntários.
Na ESAM, às 10h00, será inaugurada uma exposição de materiais recolhidos no polo sediado no IPV. A exposição ficará patente até 2 de dezembro e inclui documentos, jornais, revistas, livros e objetos diversos desde o início do século XX até aos anos 90.
Os materiais foram entregues por 25 doadores que, desde 6 de novembro de 2020, depositaram as suas memórias junto do Ephemera, considerado o maior arquivo privado de Portugal e um dos maiores da Europa.
Pelas 10h30, Pacheco Pereira falará sobre a Primeira República numa palestra voltada para o público escolar. Já no IPV, o historiador fará outra palestra às 18h00 no pequeno auditório dos Serviços Centrais, intitulada de “Ephemera – Não deite fora nada que sirva a memória”.