No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Freguesia de Parada de Gonta, em Tondela, vai geminar-se com a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira. O protocolo de entendimento é assinado este sábado, ao meio dia, na localidade do concelho tondelense, no decorrer da primeira Jornada Cultural da localidade.
De acordo com a presidente da Junta de Parada de Gonta, Sandra Santos, este acordo de amizade fica a dever-se, entre outras pessoas, a “António Cunha e Silva, o antigo diretor do Orfeão de Matosinhos, que tem uma relação com Parada de Gonta em termos culturais”.
“Ele tem-nos ajudado a difundir a cultura e os artistas que temos, nomeadamente o Tomás Ribeiro, que nasceu em Parada de Gonta, e dele houve toda uma descendência ligada ao mundo artístico, a Branca de Gonta Colaço, a Amélia Rey Colaço, Alice Rey Colaço e o Alexandre Rey Colaço”, diz.
As duas localidades têm ainda em comum a padroeira, Santa Ana. “O António Cunha e Silva reparou que temos em comum a Santa Ana, para além da ligação a Tomás Ribeiro, o pai dos caminhos de ferro em Portugal e um impulsionador do porto de Leixões”, explica a autarca.
As duas freguesias, do centro e norte do país, acabaram por entrar em negociações e acabaram por chegar a um acordo de geminação, prometendo estreitar laços em termos culturais.
“Vai ser assinado o acordo de geminação este sábado e o nosso objetivo é que haja um intercâmbio. Vamos receber este sábado a primeira visita da União de Freguesias, que irá participar na nossa primeira Jornada Cultural”, avança Sandra Santos.
Segundo a autarca, o grupo de cantares de Parada de Gonta também vai participar no evento Outubro Cultural que está a decorrer na União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira.
Para o futuro poderá estar a realização de uma nova Jornada Cultural, mas a norte.
A primeira Jornada Cultural de Parada de Gonta arranca este sábado, pelas 10h00, terminando ao final da tarde. O programa inclui para além da assinatura do acordo de geminação, uma exposição e vários painéis. “Saber ler, saber ver”, dá o mote à iniciativa.