casa_da_cultura_santa_comba_dao_img61b9b59538896
Man in white shirt on a soccer field holding a yellow CDT banner with 1933 text in a stadium.
feira são mateus 2026
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Parque de Merendas do Fontelo interdito devido a obras

Parque de Merendas do Fontelo interdito devido a obras

Até à próxima segunda-feira, 1 de maio, o espaço encontra-se interdito

 Dínamo Clube Estação retoma a atividade presencial em segurança
29.04.25
Jornal do Centro
partilhar
 Dínamo Clube Estação retoma a atividade presencial em segurança
29.04.25
pub
 Parque de Merendas do Fontelo interdito devido a obras

O Parque de Merendas do Fontelo, em Viseu, encontra-se interdito desde segunda-feira (28 de abril) e até dia 5 de maio, devido a obras de requalificação.

Durante uma semana o parque de merendas está interdito “no âmbito da empreitada de regularização do pavimento na zona das mesas”, informa o Município de Viseu.

De 28 de abril até à próxima segunda-feira, 1 de maio, o espaço do Parque das Merendas é alvo de obras de requalificação do pavimento da zona de mesas.

Nas redes sociais a Câmara Municipal de Viseu lamenta o incómodo causado.

A Mata do Fontelo, em Viseu, está classificada como monumento nacional e inclui a área que envolve os terrenos da Estação Agrária. Há um mês, a 25 de março, a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, esteve em Viseu, e disse que esta é uma das concretizações [classificação como monumento nacional] do Ministério e que resulta de um entendimento com as várias partes envolvidas. 

“Conseguimos fechar definitivamente a classificação do Fontelo como Património Nacional que vai coincidir com o fim do meu mandato”, disse. 

Para a governante, está a ser definida agora “com alguma precisão a intervenção que vai ser realizada”. 

“Posso dizer que em setembro tive uma reunião de trabalho com um grupo de pessoas que considero reunirem os conhecimentos sectoriais específicos para a reabilitação daquele conjunto. Fica constituído o grupo de trabalho, a classificação da Mata do Fontelo e o projeto, em linhas gerais, para a intervenção de conservação e restauro de algumas das suas componentes históricas”, disse, ao Jornal do Centro, a ministra.

Foi a 18 de maio de 2024 que Dalila Rodrigues anunciou, também em Viseu, que estava já em andamento  um processo de classificação da Mata do Fontelo. Na altura, a governante falou muma “jóia da arquitetura paisagista do Renascimento” que urgia classificar como Património Nacional. Para a historiadora de arte, o Fontelo tem uma história patrimonial secular, mas, “infelizmente, pródiga também em destruições”.

Também na altura, o presidente da Câmara de Viseu lembrou que a autarquia já vinha a desenvolver projetos para recuperar os jardins renascentistas e o Solar do Dão, antigo Paço Episcopal, e que serve agora de sede da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

Com esta classificação, este monumento nacional passa para tutela especial do Estado prevista na Lei de Bases do Património Cultural.

O Fontelo (jardins, capelas e Paço Episcopal), teve o seu período de maior esplendor no século XVI, com a direção na Diocese de D. Miguel da Silva. Tem sido alvo de investigação e estudos, no sentido da sua valorização, designadamente pela Escola Superior de Educação de Viseu e pelo projeto VIAS. 

pub
 Dínamo Clube Estação retoma a atividade presencial em segurança

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Dínamo Clube Estação retoma a atividade presencial em segurança

Notícias relacionadas

Procurar