Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
O Terreiro do Paço, em Lisboa, será “invadido” no domingo (21 de maio) por mais de 20 pastores e 50 animais de Castro Daire, num desfile etnográfico para dar a conhecer a Última Rota da Transumância, anunciou a Câmara local.
“Desta forma criativa, pretendemos convidar o público mais citadino a participar naquele que é um dos maiores eventos nacionais de tradição pastoril, que é a recriação da Última Rota da Transumância, e que acontece em Castro Daire”, afirma Pedro Pontes, vereador do Turismo no município.
O autarca destaca que este “desfile etnográfico e cheio de tradição” que os “mais de 20 pastores castrenses e meia centena de cabeças de gado” vão proporcionar na “invasão ao Terreiro do Paço” é a “primeira ação” realizada para divulgar o evento.
A Última Rota da Transumância vai decorrer em Castro Daire de 23 a 25 de junho e os “mais de 20 pastores e meia centena de cabeças de gado invadem o Terreiro do Paço entre as 10h00 e as 12h00, para distribuir informação” aos transeuntes. “Sabemos que o nosso desafio para manter viva a tradição passa por despertar o interesse de novos públicos”, justifica Pedro Pontes.
O vereador realça que a participação no evento “será uma experiência imersiva da tradição da transumância, que contempla acompanhar os pastores e o gado pela descida e subida da Serra do Montemuro”.
A experiência de quem se desloca a Castro Daire também contempla “boa gastronomia, instalações artísticas, muita música tradicional, exposições e ações etnográficas”, acrescenta.
“Pela primeira vez, [as pessoas] podem apostar numa experiência ainda mais autêntica e imersiva, inscrevendo-se num dos pacotes da experiência ‘Ser Pastor por um dia’, tendo acesso a refeições tradicionais e ao kit Tradição”, revela.
Há ainda a oportunidade de os visitantes integrarem “um programa cultural com diferentes níveis de experiências” e a possibilidade de participar, de forma gratuita, na recriação da caminhada, junto dos animais e pastores.
“Mas também podem assistir às atuações musicais e etnográficas, visitar as exposições e participar na animação da “Quinta da transumância” no Jardim Municipal”, remata Pedro Pontes.
A Última Rota da Transumância é um evento promovido pela Câmara Municipal de Castro Daire, assente na recriação de uma tradição ancestral, que deslocava rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro. A iniciativa tem todos os anos “dois grandes momentos”: a subida à serra nos dias 24 e 25 de junho e a descida em 24 de agosto.