No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A companhia de teatro ArDemente vai apresentar, esta sexta-feira e sábado (23 e 24 de abril), a peça Sem Mordaça. O espetáculo decorre no auditório do Vissaium XXI, em Viseu.
A peça, que já foi apresentada esta semana para as escolas do concelho, visa refletir sobre a liberdade de expressão, a construção da democracia, as suas ameaças e a ciclicidade da história, mostrando um olhar crítico sobre momentos da História que decorreram desde a época da Grécia Antiga e até hoje e também sobre a forma como eles se refletem atualmente.
“Pensamos no teatro como exercício democrático e na democracia como exercício em construção”, disse Emanuel Santos, ator e cocriador do espetáculo. Gabriel Gomes acrescenta que o Sem Mordaça pretende “olhar para as mudanças que vivenciamos hoje, perceber se são favoráveis e positivas ou se não passam de um retrocesso na história que nos levam de volta a momentos mais sombrios e pouco democráticos”.
Já Roberto Terra, outro dos criadores, refere que a peça serviu de ferramenta para “juntar um pouco mais de combustível à nossa revolta” depois da sua primeira apresentação em novembro último. “Descobrimos que ainda tínhamos muito a dizer sobre este assunto. (…) É bom olhar para o teatro como uma ferramenta em constante evolução, que reflete os nossos tempos”, afirma. O espetáculo terá uma participação especial da atriz Teresa Coutinho.
A reserva de lugares é obrigatória.