Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
José Carreira
por
Alfredo Simões
Livros, literatura e muitas outras atividades culturais vão marcar a terceira edição do “Interior no Livro”, a feira do livro de Moimenta da Beira que arranca esta sexta-feira (19 de abril) no Largo do Tabolado, no centro da vila.
Hoje, a feira abre às 10h00 e o escritor Pedro Chagas Freitas vai dar a partir das 10h30 uma palestra motivacional com o tema “Sim, eu empurro portas que dizem puxe”. O autor regressa a Moimenta da Beira, depois de ter participado na edição do ano passado de uma iniciativa que a autarquia promete ser enriquecedora.
“É um evento de intensa programação cultural que inclui lançamento de livros, momentos musicais, conversas sobre livros e sobre a vida protagonizados por nomes firmados no panorama cultural português, como os de Pedro Chagas Freitas, Fátima Lopes, Carmen Garcia e António Valdemar”, lê-se na nota da Câmara de Moimenta da Beira.
O evento prolonga-se por este fim de semana e até à próxima terça-feira (dia 23). No sábado (dia 20), vai haver animação de rua infantil ao longo do dia – e que continua até ao fim do evento –, além de momentos musicais com a Universidade Sénior Infante D. Henrique (15h30) e com Haníbal Henriques (17h00). Às 18h00, começa o encontro com Fátima Lopes.
Para domingo (dia 21), acontece mais uma atuação, desta vez a cargo do Grupo dos Alunos da Escola Profissional de Moimenta da Beira (15h30), e o encontro com a escritora Carmen Garcia (16h30).
Na segunda-feira (dia 22), sobe ao palco o espetáculo de teatro infantil “Torneira de Ideias”, escrita por Pedro Seromenho, para os alunos do primeiro e segundo ciclos.
E, na terça-feira (dia 23), a feira do livro termina com o espetáculo “As Danadinhas – do 25 de Abril de 1974” e a apresentação do respetivo livro com a autora Fátima Rego, que falará sobre a sua ideia e o seu lado como autora para as crianças do pré-escolar.
Às 17h30, Rui Bondoso lança o livro “O editor esquecido: Eduardo Salgueiro e a Editorial Inquérito”, que homenageia o editor natural de Moimenta da Beira, considerado um dos mais marcantes da literatura portuguesa contemporânea e fundador da Editorial Inquérito. Morreu em 1994, aos 90 anos. Na apresentação, haverá ainda uma atuação da Academia de Música Quinta do Ribeiro.