No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Penalva do Castelo anunciou que vai oferecer cadernos de atividades a todos os alunos do primeiro ciclo do concelho e vouchers para a compra de material escolar a crianças apoiadas pelos abonos de família.
A medida será implementada “de forma complementar ao programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares”, referiu o executivo presidido por Francisco Carvalho (PS). Os cadernos que a autarquia irá oferecer são das disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês. Já os alunos que integram os escalões 1 e 2 do abono de família vão receber um voucher para a aquisição de material escolar.
A distribuição vai ser efetuada no início do novo ano letivo, que arranca em setembro, em cada um dos estabelecimentos de ensino do concelho. Segundo a Câmara, esta medida tem como objetivo “promover a igualdade no acesso ao ensino e minimizar os encargos financeiros que os encarregados de educação têm com a educação”.
A Câmara de Penalva do Castelo assumiu este ano a transferência de competências na educação e muitas das despesas de funcionamento do Agrupamento de Escolas local.
A autarquia mantém abertas as candidaturas à ação social escolar e aos transportes escolares até domingo (4 de setembro), incluindo o serviço de almoço, o prolongamento de horário e o leite escolar.
O transporte escolar é destinado aos alunos que vivam a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino que frequentam, aos estudantes com dificuldades de locomoção que beneficiam de medidas ao abrigo da educação inclusiva e aos alunos que frequentem cursos não ministrados no Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.