Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O concelho de Penedono vai ter um novo parque junto ao Castelo local. A Câmara anunciou o projeto do Parque do Magriço, que pretende homenagear Álvaro Gonçalves Coutinho, o “Magriço” eternizado nos “Lusíadas” de Luís de Camões e uma figura histórica do município.
A autarquia viu aprovada a candidatura do projeto aos fundos comunitários. O Parque do Magriço vai contar com um financiamento de mais de 1,4 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), um apoio que, salienta a Câmara, será “fundamental para dar vida a este projeto que promete marcar o futuro do concelho”.
Segundo o município de Penedono, o Parque do Magriço vai incluir um anfiteatro ao ar livre que vai acolher espetáculos e recriações históricas, zonas verdes, percursos pedonais e áreas de lazer.
O futuro espaço também vai contar com uma exposição de maquinaria medieval de defesa e um parque infantil de temática medieval.
O projeto prevê ainda acessos inclusivos e lugares de estacionamento, inclusive para autocaravanas, além de soluções sustentáveis como um espelho de água e o reaproveitamento hídrico.
“Este será um espaço multifuncional e inovador, onde a história se cruza com o lazer, a cultura e a sustentabilidade – um novo ponto de visita obrigatória em Penedono”, acrescenta a Câmara de Penedono.
Além do Parque do Magriço, a autarquia também vai avançar com a requalificação do Parque da Liça, considerado “um dos espaços mais emblemáticos” da vila “especialmente durante a Feira Medieval de Penedono”. O investimento previsto é de 657 mil euros, dos quais 511 mil euros vêm dos fundos europeus.
O objetivo da Câmara é transformar o Parque da Liça “num ponto de excelência para eventos culturais e turísticos” com a melhoria dos acessos pedonais e viários, a construção de bancadas, vestiários, casas de banho e arrumos e a criação de cavalariças com condições adequadas, entre outras intervenções.
“Este será um espaço mais funcional, seguro e atrativo, preparado para acolher torneios medievais, recriações históricas e outros eventos de grande dimensão – com qualidade reconhecida a nível ibérico! Com esta requalificação, Penedono continua a apostar na valorização do seu património e na promoção de um turismo cultural e sustentável”, conclui a Câmara.