Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
A Feira Medieval regressa ao concelho de Penedono a partir desta sexta-feira (30 de junho) e durante o fim de semana. O certame, que já tem vários anos, arranca às 15h00 com um cortejo de boas-vindas. Bobos, almocreves, mercadores, nobres e serviçais vão invadir a vila evocando a Idade Média.
Na programação estão previstos vários espetáculos de teatro e de artes circenses e recriações, incluindo uma Ceia Medieval marcada para sábado (1 de julho) nos Paços do Concelho, onde os comensais são convidados a degustar uma ementa característica da época medieval e a assistir a momentos de animação.
A figura do Magriço, D. Álvaro Gonçalves Coutinho, uma das personalidades mais históricas ligadas a Penedono, será evocada em duas reconstituições históricas, marcadas para esta sexta-feira e sábado, às 23h00, com o cortejo de exortação e aclamação ao Magriço de parte para a Inglaterra e, depois, com o regresso a Penedono pela defesa do Castelo.
Aliás, o ponto mais alto da programação será precisamente o Assalto ao Castelo, onde, reza a lenda, terá nascido o “Magriço”. A representação irá culminar com um espetáculo de fogo de artifício.
Já no domingo (dia 2), está prevista uma Santa Missa na Igreja Matriz marcada para as 11h00. Às 15h00, está marcado um “grandioso cortejo de homenagem” ao Magriço.
Além da parte histórica, a Feira Medieval também inclui stands de promoção dos produtos endógenos, artesanato e da gastronomia da região.
A Câmara de Penedono destaca a importância do evento para a economia local e sublinha que a iniciativa “depende da sinergia existente entre a autarquia e associações concelhias”. A Feira Medieval de Penedono foi retomada em 2022, após dois anos de interrupção motivados pela Covid-19.