Night photo of a stone church bathed in red light, with a tall chimney on the left and arched windows on the facade.
quinta da carreira habitação social viseu
dance-your-style
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Concelho » Penedono » Penedono ‘volta’ à Idade Média este fim de semana

Penedono ‘volta’ à Idade Média este fim de semana

 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço
29.06.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço
29.06.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Penedono ‘volta’ à Idade Média este fim de semana

A Feira Medieval regressa ao concelho de Penedono a partir desta sexta-feira (30 de junho) e durante o fim de semana. O certame, que já tem vários anos, arranca às 15h00 com um cortejo de boas-vindas. Bobos, almocreves, mercadores, nobres e serviçais vão invadir a vila evocando a Idade Média.

Na programação estão previstos vários espetáculos de teatro e de artes circenses e recriações, incluindo uma Ceia Medieval marcada para sábado (1 de julho) nos Paços do Concelho, onde os comensais são convidados a degustar uma ementa característica da época medieval e a assistir a momentos de animação.

A figura do Magriço, D. Álvaro Gonçalves Coutinho, uma das personalidades mais históricas ligadas a Penedono, será evocada em duas reconstituições históricas, marcadas para esta sexta-feira e sábado, às 23h00, com o cortejo de exortação e aclamação ao Magriço de parte para a Inglaterra e, depois, com o regresso a Penedono pela defesa do Castelo.

Aliás, o ponto mais alto da programação será precisamente o Assalto ao Castelo, onde, reza a lenda, terá nascido o “Magriço”. A representação irá culminar com um espetáculo de fogo de artifício.

Já no domingo (dia 2), está prevista uma Santa Missa na Igreja Matriz marcada para as 11h00. Às 15h00, está marcado um “grandioso cortejo de homenagem” ao Magriço.
Além da parte histórica, a Feira Medieval também inclui stands de promoção dos produtos endógenos, artesanato e da gastronomia da região.

A Câmara de Penedono destaca a importância do evento para a economia local e sublinha que a iniciativa “depende da sinergia existente entre a autarquia e associações concelhias”. A Feira Medieval de Penedono foi retomada em 2022, após dois anos de interrupção motivados pela Covid-19.

pub
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço

Notícias relacionadas

Procurar