GNR agentes
I Liga Tondela vs Vitória de Guimarães
vj35xll72dwokw0wg8
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
5
viajar
palácio do gelo viseu
Home » Notícias » Diário » Pequenos lagos para travar seca na região do Távora

Pequenos lagos para travar seca na região do Távora

pub
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
09.02.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
09.02.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Pequenos lagos para travar seca na região do Távora

Os produtores da zona do Távora lamentam o atual estado da Barragem do Vilar, que tem apenas uma capacidade de água de 19 por cento.

A seca já preocupa os fruticultores, que começaram a construir charcas de água para se precaverem face a esta situação.

A Barragem do Vilar, que serve os concelhos de Tabuaço, Sernancelhe e Moimenta da Beira, tem agora apenas 19 por cento de capacidade. A produção elétrica está interrompida, bem como a autorização para o regadio.

O presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, sediada em Moimenta da Beira, diz que alguém se distraiu permitindo descargas na barragem para a produção de eletricidade.

“Alguém acreditou demasiado que haveria chuva a partir de março e abril e que isso iria repor os níveis, mas acho que, atendendo às alterações climáticas e às previsões meteorológicas, alguém com responsabilidades esteve distraído e permitiu que muitas barragens pudessem ser turbinadas para produzirem energia”, afirma João Silva.

O dirigente lembra que a barragem “alimentava muitos pomares” e diz-se preocupado com a seca, considerando que a chuva prevista já para os próximos dias não vai ser suficiente para resolver o problema da falta de água.

Quanto às charcas, o presidente da Cooperativa do Távora diz que o Governo ainda teve “bom senso” em avançar com apoios para a sua construção, mas considera que o investimento já vem tarde. “As charcas não têm rega e aquilo o que está a ser feito já foi tarde e devia ter sido feito antes”, acrescenta.

O dirigente considera que, em altura de seca, o Governo “já previa que muitos agricultores iam candidatar-se às charcas para armazenar água”, mas também diz que a tutela não pode “andar a fazer barragens a torto e direito”.

O distrito de Viseu encontra-se nesta altura em situação de seca moderada, mas, nos próximos dias, pode chegar a seca extrema.

pub
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Notícias relacionadas

Procurar