Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O concelho de Tondela vai celebrar pelo segundo ano o Dia Nacional do Azulejo, que será comemorado no próximo dia 6 de maio.
A Câmara vai comemorar a efeméride com a organização da “Rota Azulejar em Tondela”, um percurso pelo centro da cidade que dará a conhecer parte do património azulejar local.
Segundo a autarquia, o roteiro passará por algumas obras de fábrica e peças de autor feitas por Jorge Colaço e Pedro de Figueiredo, um nome que também está em destaque Livro sobre artista de Tondela apresentado esta sexta-feira no Porto.
Formado no Porto e em Paris, Pedro de Figueiredo pertenceu à primeira geração de artistas modernos em Portugal e fez vários trabalhos ao longo da sua carreira, tendo projetado dezenas de composições azulejares, entre elas o painel de azulejos patente na entrada dos Paços do Concelho de Tondela.
O património azulejar de Tondela, que integra na sua quase totalidade o movimento Art Nouveau (Arte Nova) – estilo vanguardista de arquitetura e de artes decorativas que foi muito apreciado desde os finais do século XIX até à década de 1920 –, inclui peças de revestimento ou de decoração nas fachadas e interiores de edifícios do concelho.
A “Rota Azulejar” fará uma descrição figurativa e artística dos painéis e uma explicação da Arte Nova e o seu aparecimento em Portugal, além das histórias de alguns autores das peças de cerâmica patentes em Tondela.
Do roteiro da “Rota Azulejar”, constarão exemplos de cenas bucólicas e religiosas, registos hagiográficos, painéis votivos e silhares historiados.