No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os pilotos Fernando Salgueiro e Fernando Francisco, do Caramulo Racing Team, vão estar ao volante este fim de semana na 43.ª Rampa Internacional da Falperra, em Braga, a contar para o Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha JC Group.
O objetivo da dupla é somar pontos, sendo que, para Fernando Salgueiro, a prova significa o regresso à competição após se ter ausentado das últimas duas provas do campeonato na Penha e em Murça.
O bicampeão nacional assume que esta foi opção “tomada após a Rampa da Arrábida”, quando os problemas com o carro marcaram o seu desempenho naquela prova. “Decidimos parar e com tempo corrigir o que não estava bem no carro. A paragem foi mais longa do que era espectável, mas também nos dá a garantia de que tudo estará perfeito”, diz.
Fernando Salgueiro diz ainda que ele e o colega Fernando Francisco estão “expetantes” sobre a prova que irão fazer este sábado e domingo. “É uma prova que tem uma visibilidade grande e uma moldura humana diferente das restantes provas do campeonato. A lista de inscritos nos Clássicos é muito interessante, mas vou na expetativa e tudo fazer para garantir um lugar no pódio”, acrescenta o piloto.
Já Fernando Francisco admite que a Rampa da Falperra é “sempre desafiante pela sua extensão e também pela moldura humana do publico ao longo do traçado”. “A lista de inscritos nos Clássicos é longa e de muita qualidade, mas o foco é o mesmo, alcançar sempre o melhor resultado possível, amealhando pontos para o campeonato”, diz.
Nuno Pinto, team manager do Caramulo Racing Team, refere que “a Rampa da Falperra é uma prova muito exigente, como já temos experiência dos anos anteriores, quer para as máquinas, porque é um traçado longo e muito rápido, quer para os pilotos, porque é um fim de semana com horários muito madrugadores, prolongados e que nunca sabemos quando acaba”.
O traçado da 43.ª Rampa Internacional da Falperra tem uma extensão de 5200 metros. Neste sábado (18 de maio), os pilotos do Campeonato de Portugal de Montanha enfrentam duas subidas de treinos e uma de prova, com a jornada a ter início para as 11h05.
No domingo (dia 19), a refrega começará às 9h25, com a última subida de treinos do fim-de-semana. Seguem-se as restantes duas subidas de prova, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 16h00.