No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As Piscinas Municipais Descobertas de Armamar transformam-se, este sábado, numa clínica… mas dedicada aos brinquedos. A iniciativa “Clínica dos Brinquedos: a Saúde não tira Férias!” convida crianças entre os 3 e os 10 anos a trazerem o seu brinquedo favorito para uma consulta especial, onde serão os próprios pequenos a assumir o papel de médicos, enfermeiros, cientistas ou psicólogos.
Inspirada no projeto internacional Teddy Bear Hospital, a atividade combina diversão e pedagogia. Ao longo de várias estações temáticas, orientadas por profissionais de saúde e estudantes universitários, as crianças vão aprender de forma interativa sobre bem-estar, hábitos saudáveis e ciência, perdendo medos e descobrindo que cuidar pode ser também uma brincadeira.
A iniciativa é promovida pela ARMA-Sci – Rede de Promoção do Capital Científico de Armamar, em parceria com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, envolvendo ainda vários parceiros locais. Para além do caráter educativo, a “Clínica dos Brinquedos” tem também uma forte dimensão comunitária, reunindo ex-alunos do concelho que hoje são médicos, cientistas e universitários e que regressam a Armamar para inspirar as novas gerações.
“O envolvimento de ex-alunos locais mostra que é possível criar ecossistemas de continuidade e impacto em Armamar. A literacia em saúde deve começar na infância, e investir nela é investir em comunidades mais informadas, resilientes e preparadas para o futuro”, sublinha Raquel Branquinho, presidente da ARMA-Sci.
O evento contará com a participação dos médicos João Pedro Monteiro (Universidade do Minho e iCognitus), Marisa Coelho (ULS de Braga – Serviço de Pediatria) e Carolina Machado (Universidade do Minho), bem como de jovens cientistas, universitários e voluntários da ARMA-Sci.
A “Clínica dos Brinquedos” marca o arranque de um ciclo de atividades científicas no concelho, que terá continuidade na Noite Europeia dos Investigadores – Armamar, agendada para 26 de setembro, sob o mote “+ Ciência, + Futuro em Armamar”.