No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão vai lançar uma nova linha de combustíveis derivados de resíduos para combater a deposição do lixo em aterro.
O objetivo foi assumido pelo novo presidente Leonel Gouveia, que passou a liderar a entidade responsável pela recolha e tratamento do lixo em 19 concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra.
As eleições para os novos órgãos diretivos da associação decorreram recentemente. A acompanhar Leonel Gouveia na direção do Planalto Beirão, estarão os autarcas de Castro Daire, Tondela, Carregal do Sal e Tábua.
Em declarações ao Jornal do Centro, Leonel Gouveia diz que um dos objetivos para o futuro passa por reduzir ainda mais a quantidade de lixo depositada em aterro, com a criação de uma linha de combustíveis derivados de resíduos, além de continuar a “apostar forte na reciclagem”.
“Todo este trabalho de fazer uma maior e melhor recolha, uma melhor recolha dos resíduos valorizáveis e diminuir a quantidade de resíduos em aterro, nomeadamente com a eliminação da fração resto, é extremamente importante para uma maior sustentabilidade da Associação, uma vez que a taxa de gestão de resíduos tem cada vez mais tendência para aumentar nos próximos anos”, afirma.
O dirigente garante ainda que vai dar seguimento ao trabalho desenvolvido pela anterior direção do Planalto Beirão, presidida por Mário Loureiro, e que encara o novo cargo “com sentido de responsabilidade”.
O autarca elogia o trabalho desenvolvido pela anterior gestão, destacando a redução do endividamento do Planalto Beirão.
A assembleia geral do Planalto Beirão será presidida pelo presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, acompanhado dos autarcas de Seia e Aguiar da Beira.
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão foi criada há 30 anos e presta serviços a cerca de 350 mil habitantes.