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Polígrafo e Fundação Calouste Gulbenkian lançam 2.ª edição do “Pinóquio na Escola”

Até junho, o projeto irá marcar presença em mais de 30 localidades

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 Força e resistência testadas num desafio único na zona história de Viseu
21.11.25
fotografia: Jornal do Centro
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 Força e resistência testadas num desafio único na zona história de Viseu
21.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
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 Polígrafo e Fundação Calouste Gulbenkian lançam 2.ª edição do “Pinóquio na Escola”

O Polígrafo, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, lança hoje a 2.ª edição da iniciativa de literacia mediática “Pinóquio na Escola”, agora também para os alunos do 3.º ciclo de escolaridade.

Num comunicado enviado às redações, o ‘fact-checking’ refere que o objetivo do projeto continua a ser “promover o pensamento crítico e capacitar as novas gerações para identificar e combater a desinformação num mundo cada vez mais polarizado”.

A 2.ª edição estende-se aos alunos do 3.º ciclo, tendo iniciado o ‘roadshow’ educativo no dia 06 de novembro na Escola Profissional Gustave Eiffel, na Amadora.

Até junho, o projeto irá marcar presença em mais de 30 localidades, pretendendo “partilhar ferramentas e materiais pedagógicos que ajudam a desenvolver um olhar mais crítico sobre a informação, em especial a que corre nas redes sociais”.

Já o concurso nacional, que contou na primeira edição com mais de meia centena de alunos, vai realizar-se em duas fases e terá curadoria e acompanhamento mais aprofundado da equipa do Polígrafo, para “apoiar de forma mais próxima alunos e professores”.

O concurso desafia estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário a criar conteúdos originais, em vários formatos, que desmontem narrativas enganosas que circulam no espaço público europeu.

Nesta 2.ª edição, os professores passam a poder contar com uma rede de professores embaixadores do “Pinóquio na Escola”, de forma a garantir que o impacto do projeto se prolongue e permaneça nas escolas de forma orgânica.

“A desinformação é o ruído do nosso tempo, e é o desenvolvimento do pensamento crítico que devolve a clareza e ajuda a distinguir os factos das opiniões”, afirmou o diretor de operações do Polígrafo, citado no comunicado.

“No Polígrafo há plena consciência de que é a literacia mediática que cria o impacto mais profundo nas gerações que no futuro tomarão as decisões no país. Queremos que os jovens aprendam a duvidar com método, a procurar com rigor e a acreditar apenas quando os factos o sustentam”, acrescentou Filipe Pardal.

O regulamento e as candidaturas ao concurso estarão disponíveis no início de dezembro na seguinte ligação: https://especiais.poligrafo.pt/pinoquio/.

A iniciativa conta com o apoio organizacional e logístico da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

Os vencedores da primeira edição do projeto vão para Bruxelas na próxima semana, numa viagem dedicada ao debate da desinformação em contexto europeu.

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