reuniao camara viseu
Avenida Conde D Henrique_Mangualde
kahraman académico
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Tony-Carreirajpg
5
viajar
Home » Notícias » Diário » Politécnico de Viseu promove encontro internacional sobre transição digital

Politécnico de Viseu promove encontro internacional sobre transição digital

pub
 Incêndio em Vila Nova da Rainha foi há quatro anos. Julgamento em março
26.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Incêndio em Vila Nova da Rainha foi há quatro anos. Julgamento em março
26.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Politécnico de Viseu promove encontro internacional sobre transição digital

O reforço das competências nas áreas do conhecimento, do emprego e da cidadania vai estar em destaque nesta quinta-feira (29 de abril), em Viseu, num encontro internacional sobre transição digital.

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) foi, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, convidado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a organizar o encontro “Em Abril, digitais mil!”.

“A transição digital tem novas formas, não só em termos do ensino à distância, mas também do acesso ao conhecimento. Com o tema do conhecimento, pretendemos analisar a necessidade de não deitar fora o bebé na água do banho”, disse o presidente do IPV, João Monney Paiva.

O responsável lembrou que “há muitas críticas à utilização destas ferramentas em termos de processo de aquisição de conhecimentos”, mas disse que elas são “positivas e devem ser ponderadas”.

“Há muito a aproveitar, nomeadamente para uma cidade como Viseu e para um Politécnico como o nosso, porque as ferramentas digitais são uma forma de levar o conhecimento mais longe, a zonas onde o ensino superior não está ainda presente”, considerou.

O emprego é outro dos temas em destaque, até porque, como referiu João Monney Paiva, “as máquinas, como tem acontecido na história da civilização, têm como função primordial substituir o trabalho humano e aquilo que ele tem de repetitivo”.

“Isso é um efeito benéfico, temos é, mais uma vez, de ponderar e refletir sobre se não se estará a levar esse esforço, essa tendência, longe de mais”, afirmou.

No seu entender, “estas alterações têm de ser feitas pensando de que forma é que aqueles que ficarem sem posto de trabalho podem ser reconvertidos e recuperados” e ter novas oportunidades de emprego.

O presidente do Instituto Politécnico de Viseu aludiu ainda à necessidade de haver uma reflexão sobre a utilização dos meios digitais para, por exemplo, difundir notícias falsas e comentários baseados em ódio, o que causa grandes impactos na cidadania.

O encontro internacional “Em Abril, digitais mil!” decorrerá em formato virtual.

pub
 Incêndio em Vila Nova da Rainha foi há quatro anos. Julgamento em março

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Incêndio em Vila Nova da Rainha foi há quatro anos. Julgamento em março

Notícias relacionadas

Procurar