No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A população de Santa Comba Dão vai ser testada esta sexta-feira (7 de maio) à Covid-19. A operação vai decorrer durante a manhã no Centro de Saúde local, para as pessoas que queiram fazer o despiste ao novo coronavírus. A testagem será gratuita.
Nesta altura, Santa Comba Dão tem uma taxa de incidência superior a 180 casos por 100 mil habitantes, podendo correr o risco de recuar no desconfinamento, um cenário que já foi assumido pelo presidente da Câmara, Leonel Gouveia.
Este é, aliás, o motivo encontrado pelo delegado de saúde Pedro Morais, que lembra que esta operação “enquadra-se na estratégia nacional de testagem e num protocolo que a Administração Regional de Saúde do Centro tem com a Cruz Vermelha Portuguesa, que tem equipas de testagem que fazemos deslocar semanalmente aos concelhos com taxas de incidência mais elevadas”.
“Vamos tentar detetar assintomáticos, que são o grande problema desta doença e que não seriam detetados se não fossem testados sem razão aparente e mesmo sem terem contactos de risco”, afirma.
O médico acrescenta que esta testagem será “de âmbito mais populacional”, ao contrário das operações feitas com contactos de risco, “sendo que haverá positivos assintomáticos que poderão estar na fase de contágio e serem transmissores do vírus sem que se apercebam disso”.
Pedro Morais esclarece ainda que a estratégia de vacinação “não prevê que seja um meio para controlar positivos”. “O que realmente evita que sejam transmissores é o isolamento. A limitação de contactos é uma medida realmente eficaz. Na vacinação, não há nenhuma quota nem intenção de vacinar contactos dos positivos ou familiares”, explica.
Desde o início da pandemia, o concelho de Santa Comba Dão registou 528 casos de infeção pelo novo coronavírus.