No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Na região Viseu Dão Lafões, 22,4 por cento das pessoas trabalhava noutro município que não o seu local de residência e 39,9 por cento trabalhava no mesmo concelho, mas não na freguesia onde reside. O trabalho a partir de casa ainda é residual. De acordo com os Censos 2021, aumentou a percentagem de população que reside num município diferente daquele onde trabalha.
No âmbito dos movimentos entre casa e local de trabalho, o carro ganha destaque como meio de transporte utilizado. Nos 14 municípios da região Viseu Dão Lafões 83 por cento dos trabalhadores deslocam-se de automóvel. Ainda há 12 por cento que o faz a pé. Castro Daire é o concelho onde menos se utiliza o carro e Mangualde onde as pessoas mais se deslocam usando este meio de transporte.
E em Portugal, 34,1% da população empregada trabalhava num município distinto do de residência, 26,2% trabalhava na freguesia de residência, 27,4% em outra freguesia do mesmo município, enquanto 5% trabalhava a partir de casa. Ainda 1,7% trabalhava no estrangeiro e 5,4% não tinha local de trabalho fixo.
Estes dados obrigam a uma análise dos meios de transporte utilizados pelos portugueses nesta situação. Os Censos 2021 permitem um olhar sobre essa informação, assinalando o carro como meio de transporte eleito para estas viagens, com 72,6% da população empregada a utilizá-lo para estas viagens. Ir a pé para o trabalho, por outro lado, parece uma tendência menos frequente, sendo praticado por apenas 12,7%. Já a utilização de transportes públicos, de forma semelhante, passou dos 15,6% de utilizadores para os 12,2%.