No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Uma má primeira parte, oportunidades desperdiçadas e pouca sorte foram alguns dos argumentos dos viseenses para o afastamento de Portugal do Mundial, após a derrota desta tarde (10 de dezembro), frente à seleção de Marrocos, por 1-0.
Nem o frio afastou os muitos portugueses que saíram à rua para, entre amigos ou família, assistiram ao encontro. Em Viseu, foram muitos os que ocuparam as cadeiras dos cafés e esplanadas e, de olhos postos no ecrã, acreditavam na passagem às meias-finais. Mas, o apito final não trouxe boas notícias.
“Não estivemos bem, podíamos ter feito mais. Uma má primeira parte e uma segunda onde tentámos correr atrás do prejuízo, mas já foi tarde. Esta não pareceu a seleção que jogou com a Suíça e que nos fez creditar. É pena, mas pronto, chegou ao fim o Mundial para nós”, desabafava Fábio Fernandes, que viu o jogo com amigos.
Já Amadeu Pires, acompanhado da esposa Maria João, “apontou o dedo” ao guarda-redes português, Diogo Costa, e lamentou que a seleção tenha ficado pelo caminho. “O nosso guarda-redes podia ter feito mais, sendo um craque. Acho que Portugal podia ter feito melhor, podíamos ter chegado mais longe, Marrocos estava perfeitamente ao alcance”, atirou.
O encontro acabou por não trazer alegria aos adeptos, nem muitos clientes às barraquinhas de madeira que compõe o Mercado de Natal, em Viseu, que fica bem perto de uma das esplanadas que recebeu dezenas de adeptos.
“A ver o jogo estava alguma gente, mas não ajudou muito ao negócio. As pessoas também não estavam contentes, se o resultado tivesse sido outro se calhar era melhor, porque assim que acabou foi tudo embora”, contou António Soares que confessou ainda não ser um amante de futebol, mas que gosta de ver a seleção.
Quanto ao jogo, António Soares também deu “nota negativa” à exibição lusa e até deu os parabéns a Marrocos, “que soube fazer o trabalho que lhe competia para ganhar”.
“Devíamos ter ganhado o jogo, é certo que Marrocos fez o que tinha a fazer e também teve alguma sorte, mas para a seleção que temos devíamos ter passado. Nunca pensei que perdêssemos”, finalizou.
Portugal diz assim adeus ao Mundial. Na seleção, comandado por Fernando Santos, estiveram dois atletas naturais do distrito de Viseu, João Félix e António Silva.