hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Presidente da Câmara de Tondela assume finanças, proteção civil e planeamento estratégico

Presidente da Câmara de Tondela assume finanças, proteção civil e planeamento estratégico

O vice-presidente é Jorge Soares, que lidera investimento económico, turismo e obras municipais

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
11.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
11.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Presidente da Câmara de Tondela assume finanças, proteção civil e planeamento estratégico

A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, procedeu esta semana à distribuição de pelouros e à delegação de competências aos vereadores a tempo inteiro do executivo. A autarca fica diretamente responsável pelas áreas da representação e cooperação institucional com freguesias e entidades, comunicação institucional, proteção civil, gestão financeira e patrimonial, movimento associativo humanitário, saúde, sustentabilidade ambiental e transição energética, bem como pelo planeamento e desenvolvimento estratégico municipal.

O vice-presidente Jorge Soares assume também um conjunto alargado de competências, incluindo desenvolvimento e captação de investimento económico, indústria, comércio e serviços, turismo e termalismo, apoio às freguesias, obras por administração direta, gestão de stocks e frota automóvel, manutenção de espaços públicos, desenvolvimento rural, mercados e feiras, estaleiro municipal, fiscalização municipal, cemitério municipal e metrologia.

A vereadora Helena Rodrigues passa a liderar os pelouros da cooperação internacional, captação de fundos e candidaturas, educação, ciência e ensino, inovação e redes de conhecimento, parque escolar, ação social, estratégia local de habitação, gestão do parque habitacional municipal, além de áreas culturais como cultura, património, museologia, biblioteca, museu e arquivo municipal, e bem-estar animal.

Já o vereador Francisco Fonseca fica responsável pelas áreas do desporto e juventude, movimento associativo desportivo, transformação digital e reforma tecnológica, balcão único e atendimento ao cidadão, loja e espaços do cidadão, desenvolvimento organizacional e recursos humanos, infraestruturas e transportes, mobilidade urbana, ordenamento do território, urbanismo e licenciamentos, infraestruturas desportivas e contratação pública.

PS acusa autarca de “desrespeito institucional”

Entretanto, a vereação do Partido Socialista em Tondela acusou a presidente esta terça-feira, durante a reunião do executivo, de “desrespeito institucional”, após alegar que comunicou aos presidentes de Junta e Uniões de Freguesia a distribuição de pelouros no Executivo antes de informar os próprios vereadores socialistas.

Segundo Miguel Torres, a atuação da presidente constitui “um claro desrespeito institucional”, defendendo que todos os membros do Executivo devem ter acesso à informação de forma “simultânea, transparente e leal”. A vereação socialista sublinhou estar disponível para um trabalho construtivo em prol do município, mas rejeitou “ações de fachada e folclore mediático”, garantindo que continuará a defender princípios de transparência, proximidade e rigor na gestão da autarquia.

Os vereadores do PS aproveitaram ainda a reunião para alertar para a necessidade de o município avançar em políticas ambientais, lembrando que, enquanto concelhos vizinhos já são referência europeia em boas práticas, “em Tondela ainda existem linhas de água transformadas em esgotos a céu aberto”.

A estrutura socialista garantiu que continuará “vigilante” quanto ao respeito pelo papel de todos os eleitos municipais e pelo funcionamento democrático das instituições locais.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar