policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Sernancelhe » Primeira cuidadora comunitária no país ajuda idosos em Sernancelhe

Primeira cuidadora comunitária no país ajuda idosos em Sernancelhe

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
06.04.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
06.04.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Primeira cuidadora comunitária no país ajuda idosos em Sernancelhe

O Aldeias Humanitar lançou o projeto-piloto do “Cuidador Comunitário”, o primeiro do país, em Vila da Ponte, no concelho de Sernancelhe.

O projeto pretende dar apoio aos idosos que decidem viver o mais tempo possível nas suas casas. Assim, segundo refere o Aldeias Humanitar, o “Cuidador Comunitário” está na aldeia, “apoiando de forma continuada nas suas casas as pessoas que necessitem e manifestem vontade de ter este amparo”.

A cuidadora de serviço, de 24 anos, tem “formação profissional em auxiliar de saúde” e vive numa das aldeias próximas, o que facilita a proximidade com os idosos.

“O Aldeias Humanitar ambiciona contribuir para que as nossas aldeias sejam verdadeiramente comunidades amparadas, dando qualidade de vida às pessoas, permitindo-se que a vida humana não se ‘extinga’ nestes territórios. Precisamos de manter vivas as aldeias do interior de Portugal”, defendem os dirigentes do projeto que atua em Sernancelhe, Penedono, Tabuaço e Lamego.

“Para mostrar a importância desta resposta e ajustar o modelo de amparo do profissional ‘Cuidador Comunitário’, o projeto piloto é fundamental, pois terá avaliação técnica e científica para que sirva de referência e permita os ajustamentos que se venham a revelar necessários. No terreno, verificam-se já muitas situações que mostram de forma muito clara a urgência da criação oficial desta nova profissão em Portugal”, acrescentam.

O projeto-piloto surge quando, lembra o Aldeias Humanitar, a desertificação “veio colocar os territórios do interior em colapso funcional, particularmente pela inexistência de retaguardas familiares ou de serviços”.

O “Cuidador Comunitário” serve para combater esse fenómeno, garantem os dirigentes da iniciativa, amparando as pessoas mais isoladas e vulneráveis nas suas casas nas aldeias.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar