No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Já está a cair aquela que é a primeira neve do ano no distrito. Desde a hora de almoço que neva na Serra do Montemuro um dos pontos mais altos da região (1.382) e que abrange os concelhos de Castro Daire, Cinfães e Resende.
Em Castro Daire, os alunos oriundos das aldeias serranas foram mandados para casa mais cedo. A proteção civil municipal decidiu antecipar o transporte de 197 estudantes para evitar que estes ficassem retidos devido à neve. As autoridades estão ainda a monitorizar a situação ao minuto, para acautelar eventuais problemas.
A proteção civil municipal Castro Daire, apurou ainda o Jornal do Centro, já preparou veículos todo o terreno para o caso de serem necessários, nomeadamente no apoio a instituições sociais na resposta de apoio domiciliário.
Para já as estradas estão todas transitáveis, inclusive as Portas do Montemuro, que faz a ligação entre Castro Daire e Cinfães, que tradicionalmente é uma das primeiras vias a encerrar na região devido ao manto branco.
Na freguesia de Gosende os bombeiros estão a espalhar sal nas estradas para evitar acidentes.
Em Resende a proteção civil decidiu também antecipar o transporte dos alunos de todo o concelho para casa, numa medida preventiva, para evitar que mais tarde as crianças e jovens fossem transportados em carrinhos 4×4.
O limpa neves do concelho também já está no terreno, para impedir que as estradas sejam cortadas.
O distrito de Viseu está sob aviso amarelo devido à queda de neve até às 15h00 desta quarta-feira. Está prevista queda de neve acima de 900/1100 metros de altitude, descendo a cota até 600/800 metros, com acumulação que poderá ser superior a 10 centímetros.