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Primeiro troço da Linha da Beira Alta reabre em novembro

Ministro das Infraestruturas fez anúncio à margem de visita a São João da Pesqueira. Conclusão das obras foi sucessivamente adiada

 Primeiro troço da Linha da Beira Alta reabre em novembro
24.09.24
fotografia: Jornal do Centro
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 Primeiro troço da Linha da Beira Alta reabre em novembro
03.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Primeiro troço da Linha da Beira Alta reabre em novembro

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, anunciou esta terça-feira (24 de setembro) que em novembro será reaberto um primeiro troço da Linha da Beira Alta, que se encontra encerrada desde abril de 2022 devido a obras de modernização.

Ao intervir numa sessão na Câmara de São João da Pesqueira, Miguel Pinto Luz avançou que um segundo troço será reaberto em dezembro e que, “até março do próximo ano, os 200 quilómetros da linha estarão reabertos”.

A renovação integral da Linha da Beira Alta (193 quilómetros entre Pampilhosa e Vilar Formoso) é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e tem como objetivo permitir uma ligação ferroviária mais segura e rápida entre o centro e o norte do país e a fronteira com Espanha.

“Há um miolo de Portugal que tem sido esquecido. Este Governo tem uma consciência muito clara disso”, afirmou o ministro.

O governante frisou que a zona do país a sul do Douro e a norte do Tejo “precisa de investimento” e deu como exemplo o IP3, entre Viseu e Coimbra, e “muitas linhas estruturantes”.

“É fundamental para alimentar este interior, este miolo esquecido que tanto dá ao país”, acrescentou.

No final da visita a São João da Pesqueira, o ministro escusou-se a prestar declarações aos jornalistas sobre outros assuntos além da requalificação do troço da Estrada Nacional 222 entre Bateiras e Pesqueira.

No dia 19 de abril de 2022, quando a Linha da Beira Alta foi cortada, a Infraestruturas de Portugal (IP) estimou que assim se mantivesse por um período de nove meses.

Nesse dia, a IP garantiu que, no início de 2023, os utilizadores da Linha da Beira Alta já teriam “um serviço de transporte ferroviário de maior qualidade, conforto, segurança e ambientalmente sustentável”.

Em maio de 2023, no final de uma visita a um troço da obra entre Mangualde e Celorico da Beira, a IP anunciou nova data para a reabertura – 12 de novembro desse ano – que também não se concretizou.

“Estamos a fazer um esforço imenso em termos das nossas equipas e das equipas das quatro empreitadas que estão a correr. Estamos, de facto, comprometidos em reabrir a linha no dia 12 de novembro”, disse na altura o vice-presidente da IP, lembrando que a obra representa “um investimento de praticamente 600 milhões de euros, integrado no programa Ferrovia 2020”.

Em novembro de 2023, quando questionada pela agência Lusa, a IP disse prever que a reabertura da linha à exploração (com catenária em funcionamento) ocorresse até ao final do primeiro semestre de 2024.

A IP negou que o não cumprimento da data fosse um “novo atraso”, argumentando que o que se verificava era “uma continuidade dos constrangimentos, nomeadamente a falta de capacidade do mercado da construção (subempreiteiros, materiais, equipamentos e mão de obra) resultante da atual conjuntura mundial, bem como do período de forte investimento” que o país atravessava.

“A este complexo cenário juntou-se o furto generalizado de catenária (fio de contacto e ‘feeder’ em cobre)”, acrescentou, na altura.

O não cumprimento das datas de reabertura da Linha da Beira Alta que têm sido apontadas pela IP tem motivado críticas de várias autarquias, como, por exemplo, Nelas, Viseu e Guarda.

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