No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Desde novembro do ano passado que os reclusos da prisão situada no centro da cidade de Viseu foram transferidos para o estabelecimento prisional situado no Campo, também no concelho de Viseu. Uma mudança que estava prevista há já algum tempo, quando, em 2017, se anunciava o encerramento da prisão da cidade, assim que estivessem concluídas as obras de ampliação em São José do Campo.
Na altura, o Governo falava no encerramento das cadeias de Ponta Delgada (Açores), Setúbal, Leiria (regional), Viseu (regional) e Odemira (feminina) e a requalificação de 14 prisões em todo o país, onde se incluía a de São José, na freguesia do Campo.
Quatro anos depois, os reclusos já foram todos transferidos para o Campo onde, esta semana, já votaram para as eleições, disse fonte do processo eleitoral ao Jornal do Centro. Dos 76 reclusos aptos para exercer o direito de voto, votaram 74.
Ao que Jornal do Centro apurou, ainda não há decisão sobre o futuro da prisão situada junto à rotunda Carlos Lopes.
A população prisional de Viseu é constituída por reclusos preventivos e condenados à ordem dos Tribunais das Comarcas de Gouveia, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, S. Pedro do Sul, Sátão, Seia, Tondela, Viseu e Vouzela.