Person in a gray sweater makes ASL signs toward the camera, with both hands visible in the frame.
*
Soccer team in green-and-white striped jerseys lined up on a field with dogs on leashes in front of them.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
Home » Notícias » Diário » Problemas nas urgências pediátricas do Hospital de Viseu são ‘retrato de decadência do SNS’, diz sindicato

Problemas nas urgências pediátricas do Hospital de Viseu são ‘retrato de decadência do SNS’, diz sindicato

Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
10.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
10.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) diz que situação das urgências pediátricas e obstétrica do Centro Hospitalar Tondela Viseu é o “retrato da decadência do SNS [Serviço Nacional de Saúde]”. Em comunicado, o SIM diz que “não existem condições para assegurar em segurança clínica o internamento, urgência e sala de partos”, uma situação que vem sendo discutida e tem preocupado já que em causa pode estar o encerramento do serviço por falta de profissionais já em agosto.

Recentemente, fonte do hospital disse que o serviço de urgência pediátrica está em devido à falta de médicos e com risco iminente de fechar, assim como o bloco de partos.

O SIM aponta a “fraca atratividade do SNS” como a “raiz do problema”. “As causas próximas são comuns: diminuição do número de pediatras dos respetivos serviços, excesso de trabalho em serviço de urgência, tendo a maioria dos profissionais atingido o máximo de 150 horas extraordinárias a que estão obrigados”, refere.

Assim, sublinha o sindicato, na “raiz de tudo” está “a fraca atratividade do SNS, pelas condições laborais e remuneratórias que oferece”, apesar de Portugal ser “o terceiro país da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] com mais médicos por habitante, com uma formação médica pré e pós-graduada que nos orgulha”, destaca.

O SIM lamenta que esta situação tenha levado “mais de metade dos médicos portugueses optaram por trabalhar em unidades privadas de saúde ou no estrangeiro”. “Este é mais um exemplo de um SNS a ruir rapidamente, um SNS que não necessita de pensos rápidos nem de mezinhas, mas sim de uma terapêutica de fundo que assenta na valorização dos seus profissionais, proporcionando-lhes carreiras, salário e horários de trabalho dignos. Lamentavelmente, o governo propôs ao SIM um aumento remuneratório de 1.6 %, com acréscimo da carga laboral na dedicação plena”, refere.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar