A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, exploramos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Procissão do Triunfo, que integra as festas de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A decisão do instituto público Património Cultural foi publicada esta sexta-feira (6 de junho) em Diário da República.
A procissão, que é realizada há mais de 130 anos – sempre no dia 8 de setembro – e constitui o ponto mais alto das festas que marcam a agenda de Lamego entre os meses de agosto e setembro, atrai multidões em torno da padroeira da cidade.
Agora, a procissão que se carateriza pelos andores armados em cima de coches puxados por bois foi classificada como património cultural imaterial.
No Diário da República, o anúncio assinado pelo presidente do Património Cultural, João Soalheiro, destaca a “importância da manifestação do património cultural imaterial enquanto prática religiosa identitária” das comunidades de Lamego e dos concelhos vizinhos e os “processos sociais e culturais nos quais teve origem esta manifestação, com fontes documentais que datam o seu início no século XIX”.
Uma procissão que permaneceu e continuou até aos dias de hoje, “mas cujas origens remontam aos cultos religiosos praticados nesta região desde o século XIV”, acrescenta o documento que também salienta “as dinâmicas de que são hoje objeto a manifestação e os modos em que se processa a sua transmissão, reforçando as relações entre diferentes gerações”.
A candidatura foi preparada pela Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, que tutela a procissão. Em abril e em declarações à agência Lusa, o responsável pela elaboração da candidatura, Fernando Cabral contou que, apesar de a Procissão de Triunfo datar de 1894, ela tem raízes em outras procissões que se realizavam em homenagem a Santo Estêvão nos séculos XIV e XV e depois, nos séculos XVI, XVII e XVIII, à Nossa Senhora dos Remédios, mas em datas e com características distintas.
A Procissão de Triunfo constitui o momento mais solene das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, considerada a mais antiga romaria que se realiza em território português.
“Tem características únicas no mundo”, frisou Fernando Cabral, autor do livro “Procissão de Triunfo – Património da Humanidade”, acrescentando que, entre as várias particularidades desta manifestação religiosa, está a presença dos bois no transporte dos carros-andores.
Segundo o autor da candidatura, “coches que são originais de 1894 foram ligeiramente adaptados para acomodarem os andores, transformando-se em carros-andores”.