No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Adamastor – Associação Cultural lançou o projeto “NEETwork Dão-Lafões – Rumo ao Futuro”, uma iniciativa direcionada a jovens em situação NEET que são aqueles que não estudam, não trabalham nem frequentam formação nos concelhos de Viseu, Tondela e Penalva do Castelo.
Financiado pelo programa Afirma-te Já, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o projeto resulta de uma parceria entre a Adamastor, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), combinando esforços para criar respostas às necessidades da juventude local.
Segundo a associação, ao longo de três anos, a iniciativa vai implementar um plano de intervenção intensivo e personalizado, incluindo acompanhamento individual e grupal, oficinas de capacitação pessoal e profissional, atividades de cidadania, orientação educativa e vocacional, e dinâmicas de promoção da empregabilidade e do empreendedorismo jovem.
“O objetivo é abrir portas e criar oportunidades para os jovens, ajudando-os a construir ou reconstruir o seu percurso de vida com dignidade, autonomia e sentido de futuro”, realça a direção da associação.
Segundo a Adamastor, o “NEETwork Dão-Lafões – Rumo ao Futuro” não é apenas um projeto, mas “um compromisso com a juventude e com a coesão territorial, oferecendo um espaço onde os jovens poderão descobrir talentos, desenvolver competências-chave e traçar caminhos sustentáveis para o futuro”.