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A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões apresentou, esta quinta-feira (17 de março) na Bolsa de Turismo de Lisboa, o projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão”, envolvendo agentes turísticos da região.
O projeto está orçado em 400 mil euros e visa valorizar a oferta turística da região, através da promoção do vinho do Dão. Carlos Martins, consultor do projeto, revela que a iniciativa já teve uma primeira fase de capacitação e vai entrar numa nova fase para estar tudo no terreno até ao outono.
“A ideia foi trabalhar na cadeia de valor da experiência turística com os operadores turísticos. Houve sessões online e presenciais e uma plataforma digital onde a informação esteve sempre disponível. Infelizmente, tivemos o desafio de trabalhar no contexto de pandemia e a dificuldade de ter as pessoas disponíveis e trazer algum ânimo numa atividade muito impactada, mas conseguimos cumprir o programa com sucesso”, explicou.
Ao todo, 26 operadores turísticos participaram na capacitação do projeto, que também vai envolver as vertentes de comercialização e promoção, com a criação de uma plataforma online de venda, uma campanha de promoção e ainda a produção de cartas de vinhos do Dão para restaurantes e hotéis, além de kits de prova de vinhos.
“Estamos a organizar a relação entre o enoturismo cultural e da natureza e o conjunto de serviços que a região já tem, dando-lhes complementaridade, articulação, coerência e perceção do lado do visitante. A ideia é termos um nível de exigência muito elevado. Se queremos ter uma boa oferta, temos de ser exigentes naquilo que estamos a oferecer aos nossos turistas”, rematou Carlos Martins.
O projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão” é uma iniciativa conjunta inédita para o setor do vinho que junta também o Turismo de Portugal, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Viseu Marca e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão.
“Os vinhos do Dão são mais uma alavanca para o desenvolvimento turístico da região. É crucial estruturar este produto e transformá-lo em oferta de excelência. Por isso integrámos as valências de todos os parceiros, com o objetivo de capacitar os nossos agentes”, afirmou Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, na apresentação realizada no stand da comunidade intermunicipal.
Ao mesmo tempo, está a decorrer o programa “Best Wine Selection”, que visa a capacitação e certificação de operadores ligados ao enoturismo na região, com vista à melhoria da oferta e também do processo produtivo nas empresas do setor.
Segundo a CIM, cumprido este programa, os agentes têm acesso à certificação e utilização da marca Best Wine Selection, valorizando serviços, reputação, bem como toda a fileira do vinho da região do Dão e turismo associado.