Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Um grupo de alunos de Nelas lançaram um projeto que visa criar óculos para invisuais e foram agora distinguidos na final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, organizado pela CIM Viseu Dão Lafões, que decorreu na última quinta-feira (26 de maio).
O vencedor foi o projeto “VMPS – Vemos o mundo por si”, dos alunos António Laranjeira, Simão Pereira e Gabriel Camões, da Escola Secundária de Nelas. Além da criação de óculos para invisuais, o projeto visava também a criação de uma aplicação para os ajudar nas suas deslocações.
O segundo classificado foi o projeto Remote Control of Public Lighting, dos alunos Gabriel Barbosa, Luís Ribeiro e Ricardo Martins, de Tondela. A ideia consistia numa aplicação que permite o controlo remoto da iluminação pública, com o objetivo de aumentar a eficiência energética.
Em terceiro lugar ficou o Banco Solar, dos alunos João Simões e Rodrigo Silva, de Penalva do Castelo. O objetivo era proporcionar um banco solar para o carregamento de dispositivos móveis.
Ao todo, 14 ideias de alunos de Viseu Dão Lafões concorreram pela vitória na final da décima edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio. O objetivo foi fomentar o empreendedorismo entre a população em idade escolar.
Os finalistas participaram também num ‘bootcamp’, onde puderam aprofundar e desenvolver os seus projetos ao mesmo tempo que se preparavam para a grande final. Segundo a CIM Viseu Dão Lafões, o concurso já contou com a participação de mais de 17.000 alunos e mais de 1.000 professores, durante as suas 10 edições.
De acordo com o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, a iniciativa voltou após um ano de interrupção.
“A participação nesta edição ultrapassou as nossas expectativas. Foram perto de 3.400 os alunos envolvidos, do pré-escolar ao ensino secundário, que submeteram 104 ideias de negócio às finais municipais, o que é revelador da adesão que este projeto da CIM encontra, junto da comunidade escolar”, disse.