A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…
No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…
O projeto europeu de prevenção de incêndios Life Landscape Fire, coordenado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, foi uma das nove iniciativas distinguidas nos prémios Life Awards 2025, promovidos pela União Europeia.
A final decorreu esta terça-feira (3 de junho) em Bruxelas (Bélgica), onde se destacaram os projetos mais inovadores e impactantes a nível da UE na ação climática e ambiental.
O Life Landscape Fire foi o único projeto de liderança portuguesa a chegar à final dos LIFE Awards. Entre cerca de 150 projetos concluídos em 2024, nove chegaram à final nas categorias “Economia Circular e Qualidade de Vida” e “Life Citizens’ Prize – Prémio dos Cidadãos”.
O Life Landscape Fire promove práticas sustentáveis de prevenção de incêndios florestais como o fogo controlado, a pastorícia e o controlo de espécies invasoras, com o objetivo de proteger a biodiversidade e aumentar a resiliência dos ecossistemas.
O projeto fez ações de fogo controlado em 250 hectares de área florestal e formou 75 operacionais de queima e 25 técnicos de fogo controlado. Também envolveu 30 técnicos no uso de simuladores de propagação de incêndios rurais.
A CIM Viseu Dão Lafões refere que o projeto, que tem vindo a ser realizada desde 2019 e contado com um orçamento de 2,2 milhões de euros apoiado por fundos comunitários, é “um exemplo de como a colaboração entre parceiros portugueses e espanhóis pode gerar impacto real nas comunidades”.
“É um orgulho imenso vermos o nosso trabalho reconhecido entre os nove melhores projetos Life da Europa. Esta nomeação reflete o esforço coletivo de todos os parceiros, técnicos e comunidades locais, que acreditaram que era possível fazer diferente e melhorar a qualidade de vida das populações. Com este reconhecimento elevámos o nome de Portugal no panorama europeu das boas práticas ambientais”, disse o presidente da comunidade intermunicipal, Fernando Ruas.
Já o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, acrescenta que o Life Landscape Fire demonstrou que a prevenção de incêndios “pode ser eficaz com métodos ancestrais, como o fogo controlado e a pastorícia”.
“Ser a única iniciativa portuguesa na final dos Life Awards reforça a liderança da CIM Viseu Dão Lafões no campo da sustentabilidade. Estar entre os melhores é motivo de orgulho e coloca-nos na linha da frente das boas práticas europeias para o combate às alterações climáticas e a defesa da biodiversidade”, diz o responsável.
O projeto contou com a colaboração do Instituto Politécnico de Viseu e, em Espanha, da Universidade da Extremadura, da Junta da Extremadura e da Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro.
Em 2023, o comissário europeu do Ambiente, Virginius Sinkevičius, visitou a aldeia da Coelheira em São Pedro do Sul no âmbito do Life Landscape Fire.