No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Após uma pausa de um ano, o Museu Municipal Terras de Besteiros, em Tondela, retoma esta quinta-feira (18 de abril) o projeto “Mas que raio é isto?”, divulgando os monumentos e os sítios arqueológicos do concelho.
O primeiro vídeo será lançado de forma simbólica amanhã, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Os restantes serão partilhados mensalmente até ao final deste ano.
“Sendo certo que a indiferença e o desconhecimento continuam a ser dois dos maiores obstáculos na luta pela preservação do património cultural, o museu decidiu regressar ao terreno e gravar pequenos vídeos informativos sobre alguns dos monumentos mais emblemáticos existentes no território”, revela uma nota da Câmara de Tondela.
O projeto “Mas que raio é isto?” foi criado pelo Museu Terras de Besteiros em 2022, tendo sido apresentados nove vídeos envolvendo alminhas, lagaretas, pelourinhos, calçadas romanas e monumentos megalíticos.
Agora, na segunda temporada da iniciativa, serão divulgados outros nove vídeos, com uma duração de cerca de cinco minutos cada, focando-se em outros monumentos. O primeiro vídeo será dedicado à freguesia do Guardão.
“A ideia é chamar a atenção das pessoas para as histórias e a estórias daquilo que as rodeia e que, muitas vezes, passa totalmente despercebido”, acrescenta a autarquia de Tondela.