No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Viseu e a Associação de Municípios do Planalto Beirão vão implementar esta sexta-feira (dia 18) o projeto-piloto RAYT (Receive-As-You-Throw), uma iniciativa que pretende aumentar o lixo separado nos contentores. O projeto, , pretende também premiar quem mais recicla.
A ação vai decorrer no Bairro de Santo Estêvão, em Abraveses. Os cartões vão ser entregues a cerca de 600 habitações.
Além dos cartões que devem trazer consigo sempre que vão deitar lixo nas ilhas ecológicas, as famílias vão também receber um conjunto de recursos informativos, incluindo um manual e folheto com a explicação do projeto, uma carta alusiva à proteção de dados e mini-ecopontos.
Segundo a Câmara, os cartões podem ser usados no imediato nas três ilhas ecológicas que já dispõem de tecnologia RAYT.
Na fase inicial, as tampas dos contentores ficarão abertas. Mas, posteriormente, os mesmos terão de ser abertos e fechados mediante a validação do cartão. Para isso, o habitante deverá fazer-se acompanhar pelo cartão e validá-lo no equipamento sempre que faz a reciclagem dos seus resíduos, de modo a garantir o correto funcionamento do sistema.
A entrega dos cartões e materiais RAYT no Bairro de Santo Estêvão vai prolongar-se por cinco dias, realizando-se amanhã e na próxima terça-feira (dia 22) entre as 14h00 e as 20h00 e na segunda-feira (dia 21) das 12h00 às 20h00. Nos dias 24 e 25, quinta e sexta-feira, a entrega só será feita ao final do dia.
A Câmara de Viseu descreve o projeto-piloto como “inovador” com o objetivo de “aumentar a separação dos resíduos recicláveis de papel, cartão, plástico, metal e vidro e reduzir a quantidade de lixo indiferenciado que é depositado em aterro”, garantindo a sustentabilidade ambiental e obtendo uma tarifa de resíduos “mais justa para todos”.