No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para o mau tempo que se vai sentir sobretudo a partir desta sexta-feira (24 de dezembro) em todo o país, incluindo na região de Viseu.
O IPMA já colocou o distrito sob aviso amarelo, um alerta que ficará ativo entre as 3h00 e as 15h00 de amanhã, por causa da previsão de chuva por vezes forte e trovoada.
Na sua nota, a ANEPC adverte também que, no dia de Natal (sábado, dia 25), a chuva vai continuar forte e persistente em especial nas regiões Centro e Sul, “passando a regime de aguaceiros e diminuindo de intensidade e frequência durante a tarde”, além de vento forte com rajadas até 80 quilómetros/hora nas terras altas. No domingo (dia 26), a chuva será mais intensa durante a tarde.
Perante estas previsões, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de queda de árvores ou ramos, danos em estruturas montadas ou suspensas, cheias rápidas em meio urbano e inundações em zonas historicamente mais vulneráveis e em estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem e pisos escorregadios com potencial para criar lençóis de água.
A ANEPC recomenda à população a tomada de medidas de prevenção como a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, e o cuidado com lençóis de água nas estradas e na circulação e permanência junto de árvores.
A autoridade apela ainda à população para que não atravessem zonas inundadas “de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”, além de garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.
A ANEPC recomenda ainda o acompanhamento das informações da meteorologia e das indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.