PromoCarmo3
Joaquim Alexandre Rodrigues
roriz_equipa_futebol_generico_1_2020
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
diogo-rocha-chef-vinhos_web
foto
miss teen
Home » Notícias » Diário » PSA Mangualde ajudou a criar o cockpit do futuro para veículos comerciais

PSA Mangualde ajudou a criar o cockpit do futuro para veículos comerciais

pub
 PSA Mangualde ajudou a criar o cockpit do futuro para veículos comerciais - Jornal do Centro
04.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 PSA Mangualde ajudou a criar o cockpit do futuro para veículos comerciais - Jornal do Centro
04.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 PSA Mangualde ajudou a criar o cockpit do futuro para veículos comerciais - Jornal do Centro

A PSA Mangualde, do grupo Stellantis, integrou o projeto europeu Future Automotive Cockpit & Storage (FACS), que tinha como missão reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na indústria automóvel.

Os resultados do projeto foram dados a conhecer recentemente em Oliveira de Azeméis por iniciativa da empresa Simoldes Plásticos, promotora do programa que visa desenvolver o cockpit do futuro para novos modelos de veículos comerciais ligeiros.

Em comunicado, a Stellantis explica que o projeto FACS tinha como objetivo “a conceção, o desenvolvimento e a demonstração de uma nova arquitetura e de novos módulos” para os veículos profissionais em modelo de furgão.

A iniciativa procurou assim “antecipar a tendência de evolução da indústria automóvel em direção aos veículos autónomos e as oportunidades que essa evolução gera ao nível dos interiores para veículos comerciais”.

“Estes desenvolvimentos irão permitir integrar no cockpit dos veículos profissionais funcionalidades centradas no utilizador e fortemente inovadoras, sustentáveis e diferenciadoras face a tudo o que atualmente existe no mercado mundial”, acrescenta o comunicado.

Colaboradores da fábrica de Mangualde integraram o projeto, tendo identificado “os impactos que a evolução do cockpit tem no processo de produção e na cadeia logística” e estudado “soluções de industrialização baseadas nos princípios da Indústria 4.0”. Já a Direção de Investigação e Engenharia Avançada do grupo dono das marcas automóveis Peugeot, Citroën, Opel e Fiat ficou responsável pela orientação técnica e da definição da engenharia do produto.

A Simoldes Plásticos, que liderou o projeto, participou no desenvolvimento do produto e foi o especialista técnico e industrial que definiu a arquitetura do cockpit.
O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento desenvolveu os componentes do cockpit, desde o design por computador e a engenharia das peças até à prototipagem das soluções com protótipos físicos como virtuais.

A ESAD-IDEA, o centro de investigação da Escola Superior de Artes e Design, apoiou no levantamento das experiências dos utilizadores nos estudos iniciais e na conceção e propostas de design de novos produtos para o interior do cockpit do veículo.

O trabalho culminou na criação de “um novo painel de porta, armazenamento de teto e quadro de bordo, completamente inovadores e futuristas, apostando nos conceitos de modularidade para serem adaptados a qualquer tipo de utilizador, e tendo em conta o futuro dos carros autónomos em que o condutor necessitará do cockpit não apenas para conduzir, mas também para o trabalho ou o lazer”.

Segundo o mesmo comunicado, os produtos do projeto FACS destacam-se pela “elevada capacidade de arrumação e adaptabilidade” face aos atuais modelos comercializados, dando como exemplo o triângulo de segurança que “passará a estar localizado na lateral da porta o que facilita o acesso a este em caso de avaria ou acidente”. Já o armazenamento de teto permite ajustar a posição “para melhorar o conforto do utilizador”.

“O quadro de bordo destaca-se pela sua modularidade, permitindo aos utilizadores ajustarem o cockpit às suas necessidades, desde o modo de condução tradicional, até um escritório em movimento”, acrescenta a nota dando conta de que o quadro foi “especialmente desenhado para os veículos de condução autónoma”, o que pode permitir a visualização de filmes e o acesso a conteúdos digitais no painel de instrumentos.

O lado do passageiro poderá ir desde o tradicional porta-luvas até um mini frigorífico integrado ou uma estação de trabalho ou lazer.

“Este projeto dá um passo importante para o desenvolvimento e criação de cockpits adaptados para o futuro da condução autónoma e podem ser aproveitados pela indústria automóvel para serem incluídos na conceção de novos modelos”, conclui o comunicado.

pub
 PSA Mangualde ajudou a criar o cockpit do futuro para veículos comerciais - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 PSA Mangualde ajudou a criar o cockpit do futuro para veículos comerciais - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar