academico de viseu
fogo nelas rescaldo
261022185704d70c6bcc902ab2a2e0b93e11fbbd03b59fe3cfb6
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » PSP apanha jovem a ‘grafitar’ paredes em Viseu

PSP apanha jovem a ‘grafitar’ paredes em Viseu

pub
 PSP apanha jovem a ‘grafitar’ paredes em Viseu - Jornal do Centro
26.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 PSP apanha jovem a ‘grafitar’ paredes em Viseu - Jornal do Centro
26.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 PSP apanha jovem a ‘grafitar’ paredes em Viseu - Jornal do Centro

Um jovem, de 19 anos, foi surpreendido por agentes da PSP enquanto “grafitava” as paredes de um edifício, no Parque do Fontelo, na cidade de Viseu.

O caso aconteceu no passado sábado (24 de dezembro) durante uma patrulha dos polícias, acabando o jovem por ser apanhar em flagrante. “Foi identificado um jovem cidadão, por ter sido surpreendido a efetuar grafitis em património municipal”, referiu a PSP.

Além de ser identificado pelas autoridades, o jovem viu ser-lhe apreendidas “várias latas de spray de tinta, bem como diverso material que o referido suspeito usava quando executava aquela atividade ilícita”. O jovem deverá ainda ser chamado para comparecer no Tribunal de Viseu.

Os grafittis feitos de forma ilegal têm sido um tema que preocupa a autarquia de Viseu. O presidente da Câmara, Fernando Ruas, admitiu ter “uma grande preocupação” com esta situação e chegou a avançar com trabalhos de limpeza.

Já este mês, o autarca tinha solicitado às autoridades que estivesse mais atenta aos atos de vandalismos nos edifícios e pediu castigo para quem estraga. Fernando Ruas queixava-se dos “graffiters” que só “existem para tratar mal o património” e disse querer que as forças de segurança não sejam benevolentes. “Se a câmara chegar à identificação não temos dúvidas nenhumas que atua judicialmente contra estes indivíduos”, avisou.

O autarca contou que há cerca de um mês as casas de banho do parque da cidade foram totalmente vandalizadas e graffitadas e que pouco tempo depois da reparação foram novamente destruídas.

“Isto é no centro da cidade e não podemos estar sujeitos a este tipo de situação. Faço um apelo às forças de segurança para estarem atentas. A Câmara vai mandar novamente requalificar e estamos sujeitos a que venham os vândalos na noite seguinte. Alguém tem de pôr cobro a isto”, sustentou, dando ainda como exemplo os recentes atos de vandalismo noutro espaço público da cidade.

“Nas escadinhas de Santo Agostinho, há quatro anos que as quedas de água não funcionavam. Mandei reparar e três dias depois já estavam graffitadas”, acrescentou.

Segundo o autarca, quem atenta contra o património não merece benevolência. “Estes graffiteres existem para tratar mal o património. Nós somos colaborantes com os graffiters de boa fé.

Também a Junta de Freguesia chegou a mostrar-se chocada com o crescimento daquilo que considera serem atos de vandalismo. Um dos últimos casos, em novembro deste ano, aconteceu na fonte chafurda de Marzovelos, que foi alvo de obras de reabilitação recentemente.

“O que aconteceu causa-nos muita tristeza. Após a reabilitação da fonte chafurda, que foi devidamente limpa e colocada à disposição da população, um grupo de energúmenos decidiu pintar as paredes daquela fonte. São paredes em granito e torna-se extremamente difícil a sua limpeza e daí a nossa indignação”, explicou na altura Diamantino Santos, presidente da Junta de Viseu.

A autarquia deu conta da sua indignação nas redes sociais, onde falou num caso “escandaloso”. “Dê em a cara! Falem connosco, queremos encontrar soluções para a vossa expressão, mas não desta forma. Tenham respeito pelo nosso património e pelos custos que acarreta reparar estes estragos, dinheiro que é de todos nós. Sejam cidadãos com atitudes cívicas e responsáveis de uma vez por todas”, escreveu a Junta numa publicação acompanhada de diversas fotografias que demonstram os rabiscos feitos em várias zonas.

Com este alerta público, a autarquia quer sensibilizar os autores dos atos de vandalismo. A Junta também já entrou em contacto com as autoridades para pedir mais vigilância policial.

Ainda no sábado, a PSP deteve dois homens, de 32 e 55 anos, por conduzirem alcoolizados.
“Submetidos ao teste de alcoolemia os mesmos acusaram taxas de álcool no sangue de 1,37g/l e 2,11 g/l”. As detenções decorram entre a 1h50 e as 5h00.

Foto: arquivo

pub
 PSP apanha jovem a ‘grafitar’ paredes em Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 PSP apanha jovem a ‘grafitar’ paredes em Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar