A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
No ano passado, quase metade dos animais abandonados em Viseu e recolhidos pelos Centros de Recolha Oficial (CRO) foram adotados.
Em 2023, no concelho de Viseu, dos 698 animais abandonados que foram recolhidos, 306 encontraram uma nova casa. Os dados são do último relatório divulgado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
O relatório aponta ainda que 35 animais recolhidos pelos CRO foram sujeitos à eutanásia. Além disso, foram administradas 159 doses de vacinas antirrábicas pelos médicos veterinários municipais.
Comparando com o ano de 2022, houve um aumento significativo tanto no número de animais recolhidos no número de adoções. Nesse ano, foram recolhidos no concelho de Viseu 310 cães e gatos, dos quais 182 foram adotados.
Mais de 1500 animais adotados no distrito de Viseu
No distrito de Viseu, em 2023, foram recolhidos 1757 animais e adotados 1600. O relatório do ICNF não apresenta dados de todos os concelhos, ficando de fora Castro Daire, Cinfães, Mortágua, Nelas, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sernancelhe, Santa Comba Dão, Tabuaço, Vila Nova de Paiva e Vouzela.
Em Lamego e Tondela, as adoções foram superiores às recolhas. No município de Lamego foram realizadas 178 adoções e 144 recolhas. Em Tondela, foram recolhidos 163 animais e 188 animais voltaram a ter uma casa.
Os números mais baixos de adoções registaram-se em Penalva do Castelo e Sátão, com 85 animais recolhidos e apenas 12 adoções em Penalva do Castelo. Em Satão, 98 cães e gatos foram recolhidos e 38 adotados.
As câmaras municipais continuam a promover a adoção e a esterilização como forma de controlar a quantidade de animais abandonados. Em 2023, a nível nacional, foram esterilizados 67.690 cães e gatos, um aumento impressionante de 192% em relação a 2019, quando o número foi de 23.191.
As adoções em Portugal também evoluíram significativamente, com um crescimento de 67% nos últimos cinco anos, passando de 18.187 animais adotados em 2019 para 30.425 no ano passado.
Campanha de adoção “em pausa” na época do Natal
O Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu é uma das instituições que recolhe os animais abandonados no distrito de Viseu. Apesar de os números relativos a 2023 serem positivos, Ana Vaz, presidente da associação, conta que “as pessoas vão até aos canis municipais, e ao perceberem que estão cheios, muitas vezes deixam os animais em frente à instituição em caixas”.
De forma a combater o abandono e passar a mensagem de que um animal não é um presente, o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, vai suspender a adoção de animais de companhia dos dias 10 a 30 de dezembro.
“Saíam muitos cães, tudo achava uma prenda muito gira. Depois no final do ano vinham devolver porque ou os familiares não gostavam ou ladravam muito”.
*em estágio curricular