O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Magda Matos
S. Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Carregal do Sal e Mangualde fazem parte de um restrito número de municípios que vão avançar com benefícios fiscais para as startups que se fixem no concelho. Um memorando que foi assinado na edição da Web Summit com a Start Portugal.
O diretor executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, sustenta a ideia de que a “descentralização e a coesão territorial” e o facto de os “municípios valorizarem o empreendedorismo como driver de desenvolvimento regional e, com os seus recursos, atraírem empresas inovadoras e talento qualificado” representa, a “concorrência saudável entre regiões que se diferenciam através de políticas públicas ativas em prol da economia local”, destacando ainda que, este tipo de protocolos funciona como um estímulo “à atração e fixação de empreendedores e startups internacionais”.
O protocolo prevê a atribuição de benefícios fiscais para as startups e scaleups que abram atividade na área territorial concelhia, entre os quais estão a isenção de derrama municipal e a criação de outros benefícios fiscais como a isenção ou redução de taxas a empresas e trabalhadores.
“Atrair e fixar empreendedores constitui uma das apostas do município de Carregal do Sal que entende a fixação de novas e inovadoras empresas e a eventual e consequente vinda de trabalhadores qualificados para o concelho como um contributo essencial ao desenvolvimento local e à coesão territorial”, frisou, por seu lado, Paulo Catalino, autarca de Carregal do Sal, um dos quatro municípios da região de Viseu que assinou o memorando.