No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O distrito de Viseu contabilizou até às 18h00 deste primeiro dia do ano quase três dezenas de ocorrências devido ao mau tempo. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, registaram-se na região 15 inundações, oito movimentos de massa e cinco quedas de árvores.
Os incidentes, que acabaram por não causar danos de relevo, aconteceram em grande maioria no concelho de Viseu, havendo registo de situações em municípios como Oliveira de Frades ou Armamar.
Para as 38 ocorrências foram mobilizados cerca de 60 operacionais, que foram chamados sobretudo a partir das 14h00, altura em que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha o distrito em alerta laranja devido à chuva e vento fortes, que terminou às 18h00. Ainda assim, a região de Viseu continua sob aviso amarelo até amanhã, às 15h00, decretado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Mas, se o domingo foi de vento e chuva, a primeira semana do ano será de sol em todo o distrito de Viseu, mas com as temperaturas a descerem cerca de três graus. Esta segunda-feira, as máximas vão rondar os 8º, em Penedono e os 14º em Mortágua. As mínimas vão oscilar entre 1 e 5 graus, Penedono, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Viseu são os concelhos mais frios.