Sem planos para o fim de semana? Dê um salto até São…
Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
António Leitão Amaro, Pedro Alves, Inês Domingos e Carlos Santiago da Alianças Democrática (AD), Elza Pais e Armando Mourisco do Partido Socialista (PS) e João Tilly e Bernardo Pessanha do Chega são os oito deputados eleitos por Viseu para a Assembleia da República.
As eleições legislativas aconteceram este domingo (18 de maio) e mais de 206 mil pessoas foram às urnas em toda a região. Destaque para a AD que conseguiu mais um deputado e para o PS que perdeu um representante, ficando de fora João Paulo Rebelo.
Em relação às últimas legislativas, que aconteceram há um ano, a AD manteve os nomes, aumentando agora um deputado.
No total do distrito, a coligação PSD/CDS obteve 42,73% dos votos (mais do que os 36,36% de 2024), levando para o Parlamento António Leitão Amaro, Pedro Alves, Inês Domingos e Carlos Silva Santiago.
Mas estes nomes podem sofrer alterações, à semelhança das últimas eleições, quando alguns dos deputados acabaram por sair para integrar o Governo, casos de Leitão Amaro, Inês Domingos e Rui Ladeira, o que fez com que subisse Carlos Santiago e Isabel Fernandes.
O Chega manteve os mesmos dois deputados – João Tilly e Bernardo Pessanha – mas as votações no partido aumentaram na maioria dos concelhos do antigo “cavaquistão” (nome dado ao distrito devido às maiorias absolutas conseguidas por Cavaco Silva), colocando-o em segundo lugar, com 22,14% dos votos (mais do que os 19,45% de 2024).
Já o PS tinha comemorado a vitória neste círculo eleitoral em 2022, mas em 2024 a AD (coligação PSD/CDS-PP/PPM) recuperou-o. Apesar da vitória, a AD teve de dividir com o PS os restantes deputados que se sentaram na Assembleia da República, ficando com três cada.
Este domingo, o PS registou uma queda de cerca de 6% (dos 27,45% obtidos em 2024 para 21,86%), perdeu um deputado para a AD e só poderá contar com Elza Pais e Armando Mourisco (presidente da Federação Distrital de Viseu e da Câmara de Cinfães) na Assembleia da República.
Fica de fora João Paulo Rebelo, que era terceiro na lista dos socialistas e uma das pessoas próximas de Pedro Nuno Santos. No ano passado, João Paulo Rebelo foi eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal.
Nas eleições legislativas de 2022, PS e PSD tinham conquistado quatro deputados cada. No entanto, os socialistas é que comemoraram a vitória. Desde 1976, essa foi a segunda vez que o PS venceu no círculo eleitoral de Viseu (a primeira tinha sido em 2005), tendo conquistado 17 dos 24 concelhos, incluindo a capital de distrito, presidida pelo social-democrata Fernando Ruas.
Os eleitores do distrito de Viseu tinham 13 opções de voto nestas legislativas. O quarto partido mais votado foi a Iniciativa Liberal, com 3,13% de votos, uma percentagem muito distante das obtidas pela AD, pelo Chega e pelo PS.