No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A PSP de Viseu comemora 146 anos de história, “melhorar a visibilidade e a proximidade policial” são alguns dos desafios futuros da força que está no distrito desde 1877.
“Queremos melhorar a visibilidade e a proximidade policial, bem como a proteção dos espaços públicos, contribuindo significativamente dessa forma para baixos índices de criminalidade e para o sentimento de segurança das comunidades que servimos”, disse ao Jornal do Centro o comandante distrital, superintendente Pedro Sousa.
Segundo o responsável, o último ano apresentou um aumento na criminalidade, sendo que a violenta e grave diminuiu.
“Tendo presente que a Comissão Europeia definiu 2019 como o ano de referência e de comparação estatística, podemos afirmar que o ano de 2022 apresenta uma tendência de ligeiro aumento na criminalidade geral, enquanto sobre a criminalidade violenta e grave, é verificável uma tendência de significativa diminuição”, explicou.
A PSP de Viseu tem atualmente um efetivo de 250 polícias, entre Viseu e Lamego, repartidos pelas valências de patrulhamento, trânsito, investigação criminal, intervenção e fiscalização policial e valências administrativas. A PSP tem ainda cerca de 16 administrativos civis.
Questionado se faltam meios em Viseu, o comandante não nega a necessidade de mais, mas garante que os meios existentes serão “otimizados”.
“Os meios (humanos, materiais, etc.) tendem a ser escassos na ótica de qualquer Comandante, contudo não poderão existir quaisquer dúvidas quanto à concretização com sucesso da missão atribuída”. Mas, garante o responsável, “a PSP de Viseu cumprirá diligentemente a sua missão, sabendo otimizar e maximizar os recursos de que dispõe”.
O superintendente Pedro Sousa chegou a Viseu há praticamente um ano e garante que o balanço é “claramente muito positivo”, “tendo presente o elevado nível de desempenho dos profissionais do Comando de Viseu que diariamente dão o seu melhor”.
“Importa, contudo, ter a humildade para reconhecer que não conseguimos fazer tudo o que planeámos e a que nos propusemos”, acrescentou.
Quanto às celebrações dos 146 anos da PSP de Viseu, o comandante garante que têm como objetivo “perpetuar a nossa memória histórica em Viseu e Lamego, tendo presente a nossa referência de valores, de conhecimento, de cultura e de identidade”.
A força policial vai assinalar o aniversário numa cerimónia que terá lugar na próxima segunda-feira (9 de janeiro) com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. A sessão solene será seguida de um concerto da Banda Sinfónica da PSP na Sé Catedral na quarta-feira (dia 11).
O Dia do Comando da PSP de Viseu foi celebrado pela primeira vez em 1983 para assinalar a chegada da Polícia à região. As comemorações estiveram suspensas nos últimos anos devido à pandemia.
Foto: Comandante superintendente Pedro Sousa (3º a contar da esquerda), 2º comandante intendente Matos (2º à esquerda), com os recém promovidos chefes coordenadores do comando distrital da PSP de Viseu