No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Quinta da Cruz, em Viseu, vai inaugurar duas exposições este fim de semana.
O centro de arte contemporânea vai receber a partir deste sábado (18 de dezembro) a terceira edição da Mostra de Arte Postal “Luz, Câmara, Ação”.
A inauguração está marcada para as 15h00. Em comunicado, a Câmara de Viseu refere que a exposição é lançada depois de ter sido lançada em 2020 “uma convocatória internacional a artistas e outros interessados para o envio de arte postal” dedicada aos temas de fotografia e cinema.
As criações foram depois enviadas por correio para a Quinta da Cruz, resultando numa exposição de 204 obras com 124 participações de 28 países incluindo desenhos, selos, colagens e outros conceitos e expressões de arte assinados “com o cunho pessoal de cada remetente”.
“O projeto Arte Postal ativa uma expressão artística alternativa aos meios convencionais das exposições de arte, incentivando a participação democrática nas práticas artísticas”, acrescenta o comunicado da Câmara.
Também este fim de semana, a Quinta da Cruz recebe uma segunda exposição temporária de título “De Dentro para Fora – Excertos do Quotidiano na Cidade Jardim”, de John Gallo.
A inauguração acontece neste domingo (19 de dezembro) pelas 15h00, sendo também apresentado o livro com o mesmo nome da mostra.
A exposição conta com 50 retratos “enquadrados em locais significativos para os seus protagonistas” como as ruas de Viseu, casas e locais de trabalho, tirados entre junho de 2020 e agosto de 2021.
O projeto “De Dentro para Fora” pretende ser “um testemunho importante na construção da imagem coletiva da cidade no início do século XXI”.
“Será um documento único, preservando para as gerações vindouras um retrato de Viseu, sobretudo das suas gentes, da forma com interagem e como se inter-relacionam, numa cidade cuja qualidade de vida tem sido, unanimemente, reconhecida”, acrescenta a nota.