academico felgueiras
GNR agentes
I Liga Tondela vs Vitória de Guimarães
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
5
viajar
palácio do gelo viseu
Home » Notícias » Diário » Quintela de Azurara entra em modo de folia em fevereiro

Quintela de Azurara entra em modo de folia em fevereiro

pub
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
28.01.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
28.01.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Quintela de Azurara entra em modo de folia em fevereiro

A Câmara de Mangualde anunciou a programação do tradicional Entrudo da freguesia de Quintela de Azurara em fevereiro.

A Fogueira, as Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo serão os pontos altos das festividades que prometem animar as ruas da localidade. Os “Casamentos” dos compadres abrem os festejos na madrugada de 8 de fevereiro.

Já a 12 de fevereiro, todos são convidados para o jogo da “Panela de Barro”, pelas 15h00, e a dançar na “Roda de Entrudo”, pelas 16h00. No dia 15, durante a madrugada e como resposta, as comadres afixam em local público a sua versão dos casamentos.

A 19 de fevereiro, pelas 14h00, a comunidade pode visitar a Feirinha do Entrudo, que terá em destaque a degustação dos produtos da região e a exposição do artesanato regional. Às 14h30, arranca a caminhada pelos Trilhos de Ludares e, pelas 21h00, a banda Soma & Segue vai animar o Baile de Máscaras.

No dia 20 de fevereiro, a partir das 19h00, a população junta-se à volta de uma grande fogueira. À noite, há animação musical com o Grupo de Concertinas de Mangualde, a Escola de Música “A Pauta” de Vila Nova de Oliveirinha, o Grupo de Concertinas do Dão e a Cabra Çega. As Papas de Milho vão ser degustadas a partir das 22h30.

Já no dia do Carnaval, a madrugada vai ser cantada nas ruas da aldeia a partir das 5h00, seguindo-se o café na panela de ferro. À tarde abre novamente a Feirinha de Entrudo e tem lugar mais atuações por parte de grupos musicais como os Zés Pereiras de São Martinho de Orgens, os Saltos nas Palhaçadas, os Moustache Brass Brand e os Bombos de Lavacolhos.

A tarde termina com a Sacada, uma tradição onde os rapazes solteiros se mascaram de velhas e desafiam os homens casados a participar no jogo transportando sacas de serapilheira, a 21 de fevereiro, dia de Carnaval, pelas 17h15. O Enterro do Entrudo termina as festividades à meia-noite.

pub
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Notícias relacionadas

Procurar